Le Cordon Bleu promove Tributo Gastronômico com Memorial Nina Horta - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Le Cordon Bleu promove Tributo Gastronômico com Memorial Nina Horta

O liceu culinário Le Cordon Bleu, localizado na Vila Madalena, está se transformando em um verdadeiro epicentro da gastronomia e cultura culinária. Esta reformulação incluirá um conceito inovador chamado ‘Culinary Village’, que será pioneiro no mundo, baseado no modelo brasileiro. O Culinary Village abrangerá uma área de 700 metros quadrados, destinada a promover a interação entre alunos, o público em geral, profissionais e empresas da área gastronômica. Essa iniciativa inovadora está prestes a se tornar ainda mais especial graças à homenagem à maior escritora de gastronomia do Brasil, Nina Horta (1939-2019).

Para os entusiastas da culinária e os admiradores do legado de Nina Horta, essa notícia é motivo de grande celebração. Nina Horta, autora de obras memoráveis como “Não É Sopa” e “O Frango Ensopado da Minha Mãe”, será homenageada de maneira única no Le Cordon Bleu. Durante sua vida, Nina reuniu uma impressionante coleção de mais de 2000 livros de gastronomia, que agora se tornarão parte integrante da biblioteca da escola.

 

Foto: Consoni Ghizzi Arquitetura/Divulgação

Essa biblioteca, que abrigará tesouros culinários que datam de mais de um século, é um tributo à paixão de Nina pela culinária e seu compromisso em compartilhar seu conhecimento com os amantes da gastronomia. Entre os tesouros dessa coleção está a edição original de 1896 do icônico “The Original Boston Cooking-School”.

A filha de Nina, Dulce, compartilha que a ideia de doar os preciosos livros de sua mãe surgiu quando Nina estava no hospital. Após o falecimento da escritora, a embaixadora dos cursos de Turismo e Hospitalidade da Ânima Educação, Rosa Moraes, apresentou o projeto ao Le Cordon Bleu. Patrick Martin, diretor da instituição, visitou a biblioteca e se encantou com a ideia. Ele não apenas aceitou a doação da biblioteca como também solicitou a transferência da cozinha de Nina Horta para o Le Cordon Bleu, dada sua dimensão limitada.

Esse emocionante projeto, que combina a biblioteca de Nina Horta com uma cozinha devidamente equipada, será conhecido como o “Memorial Nina Horta”. Essa iniciativa tem previsão de inauguração para o dia 21 de setembro. O público terá a oportunidade de vivenciar a riqueza do legado gastronômico de Nina Horta, mas é importante mencionar que será cobrado um ingresso, embora o valor ainda não tenha sido definido.

O Le Cordon Bleu está se preparando para se tornar um ponto de encontro para entusiastas da culinária, estudantes, profissionais e apaixonados por gastronomia. Além disso, o Memorial Nina Horta, que abrigará a impressionante biblioteca da escritora e sua cozinha pessoal, será uma homenagem duradoura a uma das figuras mais importantes da gastronomia brasileira. Esta iniciativa promete enriquecer ainda mais o cenário gastronômico do Brasil, preservando e compartilhando a rica herança de Nina Horta com as gerações futuras.

Foto: Consoni Ghizzi Arquitetura/Divulgação