Prepare-se para o 12 Ans de Cave à Minima Rosé, que é a celebração do tempo e do sabor - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Prepare-se para o 12 Ans de Cave à Minima Rosé, que é a celebração do tempo e do sabor

Gosset surpreende mais uma vez com o lançamento do 12 Ans de Cave à Minima Rosé, o terceiro vinho da série Compte d’Age. Esta série, iniciada há cerca de 30 anos por Jean-Pierre Mareigner, o mestre da adega de longa data da Gosset, desafia as convenções cronológicas de lançamentos de champanhe. A série anterior incluiu vinhos como o Grand Millésime 2015 e o Celebris 2008, demonstrando excelência em cada garrafa.

O 12 Ans de Cave à Minima Rosé é o terceiro Minima da série e não segue um cronograma previsível, enfatizando a aleatoriedade. A seleção de safras não segue necessariamente as mais prestigiosas, como 1998, 2006 e 2009, mas é orientada pelo envelhecimento sobre as borras e pela transformação ao longo do tempo. A ênfase está no perfil gustativo e no “toque” que os vinhos de reserva podem oferecer ao blend.

Este rosé de 2009 é um blend de oito crus, com 35% de Chardonnay e 8% de Pinot Noir, destacando o caráter radiante do solo de giz. O vinho foi despejado após 12 anos de envelhecimento, com seis meses adicionais após o desgorgement. Com uma dosagem modesta de 4,5g/l, utiliza apenas as primeiras prensagens, sem carvalho e sem fermentação maloláctica.

O resultado é um vinho vínico, mas com bolhas delicadas. O 12 Ans de Cave à Minima Rosé é o quarto vinho rosado da Gosset, com um caráter saboroso que mantém sua frescura latente. Como sugestões de combinação, Odilon recomenda pratos como pato à Pequim, risoto de camarão, queijo de cabra ou um velho Comté. Este champanhe é uma demonstração do valor do tempo e da maturação em Champagne, ganhando profundidade, riqueza e um caráter gourmand ao longo dos anos.