Espumantes brasileiros conquistam o mundo com sabor e tradição - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Espumantes brasileiros conquistam o mundo com sabor e tradição

Os espumantes brasileiros são um orgulho da vitivinicultura nacional, com rótulos que ganharam reconhecimento mundial ao longo dos anos. A trajetória dessa indústria passou por desafios e conquistas, especialmente no final do século XX, quando famílias de imigrantes italianos decidiram investir na profissionalização do setor.

Hoje, o Brasil possui diversas áreas certificadas para a produção de espumantes, incluindo o renomado Vale dos Vinhedos, Pinto Bandeira, Altos Montes, Monte Belo do Sul, Farroupilha, Campanha Gaúcha, Vinhos de Altitude de Santa Catarina e o Vale do São Francisco.

Alguns dos melhores espumantes brasileiros incluem rótulos notáveis como o “Adolfo Lona Especial Trinta Método Tradicional Brut Rosé” da Serra Gaúcha, o “Luiz Argenta Cave Rosé Nature 48 Meses” dos Altos Montes e o “Pizzato Nature 2019” do Vale dos Vinhedos. Outras opções de destaque são o “Casa Pedrucci Millésime Brut 2018” da Serra Gaúcha, o “Cave de Pedra Blanc de Blancs Brut” do Vale dos Vinhedos e o “Victoria Geisse Cuvée Sofia Extra Brut Vintage 2013” de Pinto Bandeira.

A história da vitivinicultura no Brasil remonta a 1532, quando Brás Cubas, um fidalgo do Porto, tornou-se o primeiro viticultor do país. Embora seus primeiros esforços tenham sido em Santos e São Paulo, a produção de uvas e vinhos evoluiu ao longo dos séculos para se tornar uma indústria respeitável, culminando no sucesso dos espumantes brasileiros que conhecemos hoje.