Montblanc une passado, presente e futuro da Alta Relojoaria - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Montblanc une passado, presente e futuro da Alta Relojoaria

A Montblanc está introduzindo uma nova e emocionante reviravolta em sua coleção Star Legacy Nicolas Rieussec, com dois novos modelos de relógios que trazem a história do inventor do cronógrafo diretamente da pista de corrida de cavalos em Champ-de-Mars para o pulso de seus afortunados proprietários.

O primeiro modelo é equipado com uma pulseira intercambiável de tecido azul, adornada com um padrão Clous de Paris, e não possui limitações de disponibilidade. Ele já está disponível nas boutiques Montblanc em São Paulo, permitindo que os amantes de relógios adotem um pedaço de história em seus pulsos. O segundo modelo, com uma pulseira de tecido preto e caixa de aço inoxidável revestida com DLC, é uma edição limitada a apenas 500 unidades e está disponível exclusivamente mediante encomenda.

O novo cronógrafo Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec presta uma homenagem merecida à invenção de Rieussec e à cidade onde ele nasceu. Esta coleção incorpora inúmeros novos elementos de design que levam este clássico relógio a novas alturas na alta relojoaria, destinado a cativar as futuras gerações de entusiastas de relógios.

Esses lançamentos são a continuação da coleção lançada em 2022, que incluiu o Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph. Para compreender melhor esses novos modelos, é fundamental conhecer a história completa, desde as primeiras invenções de Nicolas Rieussec até o desenvolvimento do movimento in-house presente no Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph.

A primeira incursão da Montblanc na coleção Star Legacy Nicolas Rieussec remonta a 2007, quando apresentaram uma versão intrigante do relógio de pulso baseado na tecnologia de Nicolas Rieussec. Este foi o momento em que a Montblanc revelou seu primeiro movimento interno, dando um novo patamar de sofisticação a essa linha de relógios. O design de Rieussec foi interpretado com dois contadores de cronógrafo alinhados horizontalmente, um para registrar os 60 segundos decorridos e outro para os 30 minutos. Uma característica única era o movimento dos contadores em vez dos ponteiros rotativos, e um único marcador de índice entre os dois contadores indicava o tempo decorrido.

Ao longo dos anos, a Montblanc continuou a evoluir esse design clássico, experimentando diferentes materiais, acabamentos e cores. Agora, em 2023, o relógio clássico retorna em grande estilo com dois novos visuais. Um deles possui uma caixa de aço inoxidável revestida com DLC preto, um mostrador antracita e ponteiros e índices revestidos em ouro rosa, enquanto o segundo modelo foi projetado com uma caixa de aço inoxidável e um mostrador azul profundo, complementado por ponteiros e índices revestidos a ródio. Ambos os novos modelos apresentam detalhes que enfatizam a conexão histórica com Paris, onde a história de Nicolas Rieussec começou.

Essa conexão parisiense é evidenciada por vários elementos de design. O padrão gráfico Clous de Paris no mostrador é inspirado nas ruas de paralelepípedos de Paris, oferecendo uma estética tradicional e elegante. Esse motivo também é reproduzido na pulseira de tecido e na massa oscilante do relógio, adicionando um toque contemporâneo à sua aparência. Outros detalhes modernos incluem índices abertos, ponteiros dinâmicos dauphine com Super-LumiNova, índices bastão e um cristal de safira preto semitransparente no fundo da caixa. Além disso, parafusos azulados no movimento e contrastes de cores marcantes entre os elementos do mostrador contribuem para o apelo visual desses relógios.

Para aprofundar ainda mais a ligação com Paris, a gravação na posição 12 horas do mostrador faz referência à “Académie des Sciences de Paris”, que validou a invenção de Rieussec em 1821. Além disso, o nome “Chronographe Nicolas Rieussec” está gravado de forma elegante como um lembrete da origem e do legado desse relógio excepcional.

No que diz respeito ao coração desses relógios, o Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Chronograph é equipado com o movimento automático MB R200 do cronógrafo Monopusher Manufacture, que marcou o primeiro movimento interno da Maison. Este movimento foi meticulosamente projetado para alcançar níveis excepcionais de eficiência técnica e estética. Ele incorpora uma roda de coluna que controla o mecanismo monopulsador, permitindo um início suave do cronógrafo e evitando saltos indesejados dos discos de tempo decorrido.

Além disso, um mecanismo de reinicialização rápida para hora e data é extremamente prático para viajantes que lidam com diferentes fusos horários. Esses indicadores podem ser redefinidos de maneira intuitiva, sem afetar a posição dos ponteiros dos minutos. A precisão é garantida por uma grande roda de balanço com parafusos, proporcionando uma frequência estável de 28.800 A/h (4 Hz) e uma generosa reserva de energia de 72 horas graças ao barril duplo. A ponte de equilíbrio aberta assegura um posicionamento preciso do oscilador, proporcionando uma excelente resistência a impactos.

A Montblanc Star Legacy Nicolas Rieussec Collection está mais emocionante do que nunca, com esses novos modelos que unem a história rica e o legado de Nicolas Rieussec com a inovação e a elegância contemporânea. Com sua conexão parisiense, movimento in-house excepcional e detalhes meticulosos, esses relógios são verdadeiras obras de arte que cativarão os entusiastas de relógios de todas as gerações.