Celebre a magia da música e da arte no Rio Montreux Jazz Festival - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Celebre a magia da música e da arte no Rio Montreux Jazz Festival

O Rio Montreux Jazz Festival está de volta ao circuito carioca em outubro de 2023, trazendo consigo a renomada tradição suíça que remonta a 1967. Para a terceira edição do evento, que acontecerá de 12 a 14 de outubro, o artista plástico Kobra foi convidado a criar o pôster oficial, um elemento fundamental de comunicação e patrimônio do festival.

O CEO do Rio Montreux Jazz Festival, Marco Mazzola, elogiou a escolha de Kobra, destacando sua habilidade em transmitir sutileza, leveza e precisão em suas obras. Kobra, por sua vez, descreveu sua inspiração para o pôster como os movimentos das mãos dos músicos em seus instrumentos, que, apesar de distintos, estão interconectados.

Ele utilizou uma técnica simples, começando com papel cartão, lápis e borracha, e depois incorporou canetas poskas coloridas, aerógrafo e finalização digital. A influência de diversos estilos musicais, incluindo hip hop e street, moldou a carreira de Kobra, tornando esse convite para o festival ainda mais significativo. Ele expressou seu desejo de contribuir com o pôster em um evento de magnitude e relevância mundial.

O Rio Montreux Jazz Festival terá quatro dias de programação e ocorrerá em locais icônicos, incluindo o Morro da Urca, a Orla do Rio de Janeiro e o Forte de Copacabana. Os palcos estarão distribuídos ao longo da Orla de Copacabana, Ipanema e Leblon, oferecendo 30 shows gratuitos. Além disso, a entrada no Forte de Copacabana será gratuita nos dias de apresentações, das 13h até o término do último show. Este festival promete ser um marco na cena musical do Rio de Janeiro, celebrando a conexão entre arte, música e cultura.