Desvende Tesouros do Peru numa jornada pela América antiga no CCBB Rio - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Desvende Tesouros do Peru numa jornada pela América antiga no CCBB Rio

A exposição “Tesouros Ancestrais do Peru,” com curadoria de Patricia Arana e Rodolfo de Athayde, é uma imersão no mundo andino que transporta os visitantes por meio de cinco blocos temáticos: Linha do tempo, Mineração, Divindades e Rituais, Cerâmica e Têxteis, e Colonização. Este evento apresenta um raro conjunto de objetos históricos reconhecidos como patrimônio pelo Ministério da Cultura do Peru e pertencentes à Fundação Mujica Gallo, integrando o catálogo do Museo Oro del Perú y Armas del Mundo.

Rio de Janeiro (RJ), 10/10/2023 – Exposição Tesouros Ancestrais do Peru no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A exposição comemora o aniversário de 34 anos do Centro Cultural Banco do Brasil no Rio de Janeiro, destacando a importância do debate sobre a memória latino-americana e seus processos de colonização. Ela oferece aos visitantes a oportunidade de explorar a complexidade das técnicas e saberes das civilizações que habitaram a região e reconhecer o apagamento de seu legado devido à ação dos colonizadores.

Ao longo de sua visita gratuita, o público terá a chance de mergulhar na história das antigas civilizações do continente, explorando 162 peças em cerâmica, cobre, ouro, prata e têxteis. O Império Inca, conhecido como Tahuantinsuyo, desempenha um papel central na exposição, revelando a grandiosidade de uma das maiores e mais importantes reuniões de culturas da América antiga.

Com base em Cusco, no atual Peru, o império unificou, ao longo de sua existência, sociedades da região costeira do Oceano Pacífico e da cordilheira dos Andes, atingindo um pico de cerca de 12 milhões de habitantes. Esta exposição é uma oportunidade imperdível para enriquecer nosso entendimento das civilizações ancestrais da América e celebrar a cultura peruana.

Rio de Janeiro (RJ), 10/10/2023 – Exposição Tesouros Ancestrais do Peru no Centro Cultural Banco do Brasil (CCBB) do Rio de Janeiro. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil

A exposição “Tesouros Ancestrais do Peru” estará em exibição no Centro Cultural Banco do Brasil Rio de Janeiro de 11 de outubro de 2023 a 29 de janeiro de 2024, de quarta a segunda-feira, das 9h às 20h (fechado às terças). Os ingressos podem ser adquiridos na bilheteria do CCBB RJ ou online em www.bb.com.br/cultura. O CCBB RJ está localizado na Rua Primeiro de Março, 66, no Centro.

SERVIÇO
Até dia 29 de janeiro de 2024
De quarta a segunda, das 9h às 20h (fecha às terças)
Ingressos disponibilizados na bilheteria do CCBB RJ ou em www.bb.com.br/cultura
Centro Cultural Banco do Brasil (Rua Primeiro de Março, 66 – Centro)