Seña traz uma jornada de excelência em sua 25ª safra de Vinho Chileno - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Seña traz uma jornada de excelência em sua 25ª safra de Vinho Chileno

Seña, o icônico vinho chileno, celebra sua 25ª safra em 2022. Sua história começou em 1995, quando Robert Mondavi se associou a Eduardo Chadwick para criar um vinho de destaque no Chile, seguindo o modelo da parceria entre Mondavi e Rothschild que deu origem ao Opus One nos anos 1970.

A visão de Chadwick e Mondavi era posicionar o Chile no cenário internacional de vinhos de alta qualidade. Seña nasceu como uma mescla de estilo bordalês, incorporando a uva símbolo do Chile, a Carménère, ao Cabernet Sauvignon. Com o tempo, Mondavi deixou a sociedade, e o projeto ficou nas mãos de Chadwick.

Uma das viradas notáveis para Seña aconteceu em 2004, quando Eduardo Chadwick organizou uma prova em Berlim, comparando vinhos chilenos, incluindo o Seña, com ícones do mundo, como Lafite e Margaux. Nessa competição, o Seña 2001 conquistou o segundo lugar, o que contribuiu para sua notoriedade internacional.

Ao longo dos anos, Seña passou por evoluções, incorporando castas como Malbec e Petit Verdot em sua mescla, além de reduzir o uso de barricas novas. A busca por equilíbrio e frescor se tornou a prioridade, com a colheita sendo ajustada e a maturidade do terroir desempenhando um papel vital.

O vinho Seña é produzido a partir de vinhedos localizados no Alto Maipo, com solo pedregoso, ótima drenagem e influência das montanhas. Vinhas antigas e a recuperação de material massal têm sido fundamentais para a qualidade do vinho. O uso de água durante o estresse hídrico das plantas e a escolha criteriosa de madeira também impactam o estilo do vinho.

A vertical de degustação de várias safras de Seña demonstrou a evolução do vinho ao longo dos anos, com cada safra refletindo as condições climáticas e a abordagem mais colaborativa, buscando extrair a melhor expressão do terroir em cada ano.

Seña 2018 foi destacado como um dos melhores vinhos da linha, com equilíbrio, precisão e elegância. O vinho Seña 2019 apresenta características mais austeras, enquanto o Seña 2020, apesar do ano mais quente, impressiona com taninos firmes e fruta madura no ponto certo, demonstrando grande potencial de envelhecimento.

Além de Seña, o Viñedo Chadwick 2020 também recebeu elogios, com frutas frescas e taninos granulados, mantendo a harmonia e o equilíbrio que caracterizam o vinho. Ambos os vinhos têm a capacidade de evoluir e continuar a aprimorar com o tempo, consolidando o lugar de Seña como um dos grandes vinhos do Chile.