Celebre a cultura afro-brasileira em uma programação inspiradora do Museu do Amanhã - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Celebre a cultura afro-brasileira em uma programação inspiradora do Museu do Amanhã

O Museu do Amanhã, no Rio de Janeiro, está preparando uma programação especial para celebrar o Dia da Consciência Negra neste mês de novembro. Intitulada “Novembro Negro,” a série de iniciativas tem como objetivo destacar a importância e o simbolismo da cultura afro-brasileira, oferecendo atividades diversas para o público.

No dia 9 de novembro, o Museu realizará a última edição do ano de “Encontros para o Amanhã,” um seminário que promove discussões e reflexões sobre temas relevantes. Desta vez, o evento terá como tema “Ficções à Brasileira” e contará com a presença da renomada poeta e atriz Elisa Lucinda e da empreendedora social Sil Bahia.

A mediação ficará a cargo da poetisa e tradutora Stephanie Borges. Este encontro se baseará na exposição “Sai-Fai: ficção científica à brasileira,” em cartaz no Laboratório de Atividades do Amanhã (LAA) do Museu. No dia do evento, a exposição ficará aberta para visitação até às 19h, oferecendo uma experiência enriquecedora. Para participar, os interessados devem retirar os ingressos pelo site da Sympla, com o apoio da Embaixada da França no Brasil.

No dia 26 de novembro, a Horta do Amanhã será o palco de uma atividade especial com a Mãe Celina de Xangô, uma ialorixá com 30 anos de iniciação no Candomblé. Sob o tema “Cuidado Ancestral: O Poder das Ervas,” ela compartilhará seu profundo conhecimento sobre as propriedades das ervas, seu uso em banhos e outras receitas, além de relatar experiências únicas vividas ao longo de sua jornada espiritual. Essa atividade proporcionará aos participantes uma oportunidade única de aprendizado, autocuidado e vivência de terreiro.

O Novembro Negro no Museu do Amanhã promete ser uma celebração rica e significativa da cultura afro-brasileira, enriquecendo o entendimento e promovendo o respeito pela herança africana no Brasil. Com sua programação diversificada e atividades envolventes, o museu busca contribuir para a conscientização sobre a importância da diversidade cultural e étnica em nossa sociedade. É uma oportunidade única de explorar e celebrar a riqueza da cultura afro-brasileira e suas contribuições para o nosso país.