Explore o Tesouro Escondido da Serra do Cipó que te deixarão sem palavras - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore o Tesouro Escondido da Serra do Cipó que te deixarão sem palavras

Fora do circuito mais conhecido do famoso destino turístico mineiro, a Serra do Cipó esconde um tesouro de paisagens deslumbrantes. Localizada em Santana do Riacho, a apenas 100 quilômetros de Belo Horizonte, essa área montanhosa quase intocada oferece uma experiência única para os amantes da natureza e do ecoturismo.

Entre os destinos mais conhecidos da região, como as famosas cachoeiras da Farofa, do Gavião e o Cânion das Bandeirinhas, há um circuito menos explorado, mas igualmente espetacular. A reportagem do Estado de Minas percorreu parte das trilhas nos montes do Alto Palácio, revelando quedas d’água, poços translúcidos, cascatas e paisagens de cânions e vales que rivalizam em beleza com as atrações mais famosas do Parque Nacional da Serra do Cipó (Parna Serra do Cipó).

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Uma das trilhas mais impressionantes leva à Cachoeira Congonhas, considerada por muitos como uma das mais belas do Cipó. Ao longo do caminho, os visitantes podem desfrutar de piscinas naturais, quedas d’água, mirantes, paredões rochosos e até pinturas rupestres deixadas por habitantes pré-históricos.

O Alto Palácio pode ser acessado por várias trilhas, com a entrada oficial localizada a 24 quilômetros da Vila da Serra do Cipó, na MG-010, sentido Conceição do Mato Dentro. Há também outras trilhas, como a que leva à Cachoeira Congonhas, com início no Km 111 da MG-010, em frente à entrada da Pousada Duas Pontes.

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Para aproveitar ao máximo as atrações, é aconselhável estar preparado com roupas leves, proteção contra o sol e calçados fechados, como botas, devido às irregularidades do terreno. A região é mapeada, e as pousadas locais oferecem indicações de guias experientes para aqueles que preferem explorar a natureza com segurança.

Ao longo das trilhas, os visitantes serão cativados pela beleza das montanhas, campos rupestres e uma rica diversidade de flores, lembrando o “Jardim do Brasil”, como definido pelo paisagista Burle Marx na década de 1950. A região também abriga pinturas rupestres enigmáticas deixadas por caçadores-coletores pré-históricos.

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press

Ao chegar à Pedra do Elefante, os aventureiros podem escolher entre várias trilhas que levam a cachoeiras, como a Cachoeira Congonhas de Cima e de Baixo, que oferecem poços de águas translúcidas e quedas refrescantes. A região é perfeita para contemplação, relaxamento e conexão com a natureza.

Se você procura uma experiência única e deslumbrante na Serra do Cipó, fuja das trilhas mais conhecidas e explore o tesouro escondido do Alto Palácio. Cada passo revela uma beleza natural surpreendente, deixando uma impressão duradoura da majestosa Serra do Cipó.

Foto: Leandro Couri/EM/D.A Press