Explore o refúgio secreto de Michelangelo nas Capelas Médici, em Florença - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore o refúgio secreto de Michelangelo nas Capelas Médici, em Florença

A espera acabou para os entusiastas da arte, pois a tão aguardada ‘sala secreta’ nas Capelas Médici abrirá suas portas ao público a partir de 15 de novembro. Este refúgio artístico, que serviu como esconderijo para o renomado artista renascentista Michelangelo Buonarroti, revela esboços e histórias de tensão que marcaram um período tumultuado em sua vida.

A descoberta fortuita ocorreu em 1975, quando um restaurador, durante uma operação de limpeza, desvendou uma série de esboços de figuras humanas. Estes, realizados com carvão e sangue, estavam ocultos sob camadas de gesso em um estreito corredor abaixo da Sacristia Nova. Paolo Dal Poggetto, ex-diretor das Capelas Médici, atribuiu esses desenhos a Michelangelo, sugerindo que o mestre utilizou o confinado espaço como refúgio por aproximadamente dois meses em 1530.

 

Este período delicado coincidiu com a sentença de morte proferida contra Michelangelo pelo Papa Clemente VII, membro da influente família Médici. A ordem de execução foi revogada dois meses depois, permitindo que o artista continuasse seu trabalho em Florença antes de se mudar para Roma quatro anos mais tarde.

 

Apesar das modestas dimensões da ‘sala secreta’ – aproximadamente 10 metros de comprimento, 3 metros de largura e 2,5 metros de altura – seu valor histórico e artístico é inestimável. Os esboços, frequentemente sobrepostos e de tamanhos variados, são considerados preparatórios para futuras obras, incluindo elementos das estátuas da Sacristia Nova.

 

A curadora do Museu das Capelas dos Médici, Francesca de Luca, ressalta a importância deste espaço, enfatizando que proporciona aos visitantes uma experiência única de entrar em contato direto não apenas com o processo criativo do maestro, mas também com a formação de seu mito como artista divino.

 

Para preservar esses tesouros artísticos, o acesso à sala será rigorosamente controlado. Grupos de apenas quatro pessoas serão permitidos a cada 15 minutos, com um limite de 100 visitantes por semana, oferecendo a oportunidade de explorar essa intrigante cápsula do passado.

 

Os ingressos para esta experiência única custarão 20 euros e estarão disponíveis mediante reserva, incluindo uma taxa de 3 euros. Os amantes da arte e curiosos agora têm a chance de mergulhar nas profundezas da história de Michelangelo e testemunhar de perto o legado deixado por um dos maiores artistas da Renascença.