Dom Pérignon traz a arte efervescente em edição limitada Vintage 2008 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Dom Pérignon traz a arte efervescente em edição limitada Vintage 2008

Dom Pérignon escolheu a artista visual francesa Juliette Clovis para criar uma obra de arte para uma edição limitada do champanhe Vintage 2008. Composta por escamas de porcelana, apenas 50 unidades para o jeroboam foram criadas.

A ornamentação, lembrando-se a uma armadura de réptil, foi concebida por Clovis usando centenas de escamas de porcelana, inseridas individualmente ao vidro da emblemática garrafa da marca.

O artista criou três tipos de escamas usando moldes de tamanhos diferentes, moldando a argila em seu ateliê e, em seguida, submetendo o material a altas temperaturas. As escamas acabadas foram esmaltadas ou cromadas, dependendo do acabamento escolhido, com até três passagens possíveis para obter um acabamento harmonioso em certos tons. As escamas se sobrepõem para criar o efeito de uma armadura, e as menores têm uma forma proposta diferente para se adaptarem às curvas da garrafa.

Clovis desenvolveu três gradientes de cor para criar um efeito visual que vai do escuro para o claro. Escamas pretas são inseridas no topo do jeroboão, um efeito de metal gunmetal no meio e platina na base. A colar de alumínio preto foi combinada em cor com as escamas pretas e apresenta um logotipo gravado Dom Pérignon x Juliette Clovis.

O icônico rótulo em forma de escudo da marca, desta vez em porcelana, foi moldado pelo fabricante de Limoges, La Manufacture de la Seynie, com o texto aplicado por cromolitografia, uma técnica semelhante à serigrafia. Um tipo de decoração com o texto é sobreposto à porcelana antes de ser cozido a 820°C. As escamas ao redor do rótulo de porcelana foram cortadas para se adequarem às suas formas.

O Dom Pérignon Vintage 2008 x Juliette Clovis foi lançado em setembro, com apenas 50 unidades disponíveis mundialmente para clientes privados.