Conheça o La Marchigiana da Mistral que revive a tradição vinícola da família Catena - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o La Marchigiana da Mistral que revive a tradição vinícola da família Catena

A renomada vinícola Mistral acaba de apresentar ao mercado a exclusiva linha de vinhos La Marchigiana, uma homenagem ao legado da família Catena, que resgata o método de produção original empregado pelo patriarca Nicola Catena ao chegar em Mendoza, Argentina, em 1898. O foco da vinícola é proporcionar uma experiência autêntica e natural, seguindo as práticas utilizadas no final do século XIX.

A nova coleção conta com três rótulos distintos, cada um elaborado com uma variedade de uva única: Criolla, Bonarda e Malbec. O La Marchigiana Criolla 2022 destaca-se pela utilização da casta Criolla Grande, resultado do cruzamento natural entre Criolla Chica (também conhecida como Pais no Chile) e Moscatel de Alexandria. Este vinho, de estilo “clarete”, apresenta uma cor mais clara, remetendo aos rosados mais profundos, e é uma introdução deliciosa aos vinhos de baixa intervenção.

A vinificação dos vinhos La Marchigiana é um processo cuidadoso e artesanal. A fermentação ocorre de forma espontânea em ânforas de barro, utilizando leveduras selvagens por 21 dias, em contato direto com as peles das uvas. O La Marchigiana Bonarda 2022, por sua vez, combina taninos suaves com um toque herbáceo elegante característico da casta, enquanto o La Marchigiana Malbec 2022 revela uma faceta única da uva Malbec, colhida manualmente em vinhedos certificados com práticas orgânicas e biodinâmicas.

Os vinhedos estão localizados no Valle do Uco, e a colheita é realizada de forma manual, garantindo a máxima qualidade das uvas. Após a fermentação, os vinhos repousam em ânforas de barro por 3 meses, conferindo-lhes complexidade e autenticidade.

Os rótulos La Marchigiana são mais do que vinhos; são uma jornada ao passado, resgatando tradições familiares e métodos de produção que remontam ao início da jornada da família Catena na Argentina. Essa coleção exclusiva está disponível para apreciadores no site oficial da Mistral, convidando os amantes de vinho a explorar e saborear uma autêntica expressão do terroir argentino.