Hornback explora horizontes da inovação com a bicicleta elétrica dobrável - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Hornback explora horizontes da inovação com a bicicleta elétrica dobrável

Bicicletas elétricas dobráveis têm conquistado espaço no cenário de mobilidade urbana, e a Índia surge com uma proposta inovadora: a Hornback X1. Desenvolvida originalmente como modelo não elétrico M1 por engenheiros de Hyderabad, esta e-bike busca diferenciar-se ao incorporar rodas robustas de 28 polegadas, proporcionando conforto em trajetos mais longos.

O destaque do design é o mecanismo de dobramento patenteado, permitindo que a roda traseira dobre lateralmente, estreitando o guidão de forma única e inspiradora. Apelidada de “Hornback,” a bicicleta reflete a ideia de “buzinas viradas para baixo.”

No aspecto tecnológico, a Hornback X1 apresenta um motor traseiro de 36 Newton metros e uma bateria de 7,65 Amperes-hora convenientemente posicionada no bagageiro. No entanto, vale notar que o design limita o transporte de carga extra ou uma cadeira de criança na parte traseira. Em modo de pedal assistido, a e-bike oferece um alcance de 45 quilômetros, reduzindo para 35 quilômetros com o uso do acelerador.

Com um peso de 24,5 kg devido à sua estrutura robusta de aço, a Hornback X1 pode não ser a opção mais leve para transporte, mas sua inclusão de rodízios traseiros facilita o rolamento, garantindo estabilidade no armazenamento. Equipada com freios a disco esportivos de 160 mm e um desviador Shimano Tourney de sete velocidades, a bicicleta promete uma condução segura e suave.

No entanto, alguns trade-offs incluem a ausência de guarda-lamas e suporte. Por outro lado, a presença de uma tela integrada ao guidão, que gerencia a iluminação e está conectada à bateria, adiciona um toque tecnológico à Hornback X1.

Disponível no mercado indiano por 45.000 rúpias (aproximadamente US$ 540), a Hornback X1 representa uma alternativa atraente. Sua proposta única pode inspirar outros fabricantes de bicicletas elétricas, especialmente em um momento em que esses veículos dobráveis ganham mais popularidade do que nunca.