Old Forester celebra 150 anos de tradição numa garrafa única - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Old Forester celebra 150 anos de tradição numa garrafa única

A destilaria Old Forester, pioneira na arte de engarrafar bourbon, comemorou seu 150º aniversário em grande estilo ao lançar uma edição limitada do 150th Anniversary Decanter. Esta raridade, contendo um uísque excepcional de 12 anos e meio de prova 100, foi minuciosamente elaborada pelo renomado Master Distiller Emeritus, Chris Morris. A edição, composta por apenas 100 garrafas, cada uma avaliada em US$ 2.500, esgotou-se rapidamente, destacando a demanda e apreciação por destilados de alta qualidade.

A jornada para este lançamento exclusivo começou em abril de 2008, quando Morris manualmente selecionou seis barris do Armazém J da destilaria. O uísque resultante foi engarrafado em julho de 2020, após um processo meticuloso. Embora a pandemia de 2020 tenha causado atrasos, a espera valeu a pena, conforme destacado por Morris durante uma degustação exclusiva.

Inicialmente planejada para doar 500 garrafas à família Brown, descendentes do fundador da Old Forester, George Garvin Brown, e reservar 150 para o público em homenagem aos 150 meses de envelhecimento, a edição limitada acabou por esgotar-se exclusivamente na destilaria.

A riqueza da história da Old Forester é evidente em cada garrafa, refletindo décadas de inovação no mundo do bourbon americano. Desde o primeiro bourbon de barril duplo em 1910 até a utilização de uma cepa de levedura proprietária dos anos 1920, a destilaria é um verdadeiro ícone.

O Master Distiller destaca a importância da consistência na produção, um traço que diferencia o Old Forester de outros grandes whiskies ao redor do mundo. A cepa de levedura é aprimorada com práticas de laboratório, garantindo que cada gole conte a história do bourbon da Old Forester.

Além da celebração do 150º aniversário, a Old Forester continua a inovar, mantendo um armazém urbano com 600 barris, sua própria tanoaria e linha de engarrafamento no coração de Whiskey Row, em Louisville. O Museu de História Frazier, próximo à destilaria, apresenta uma exposição dedicada à rica coleção de decantadores da Old Forester.

O lançamento especial do 150º aniversário é ainda mais especial, pois é acondicionado em uma caixa de madeira artesanal feita a partir de madeira recuperada após um incêndio em 2015 em Whiskey Row, reforçando o compromisso da destilaria com a tradição e a qualidade.

Para os sortudos que conseguiram adquirir uma garrafa, a experiência vai além do sabor, incorporando a história, dedicação e artesanato da Old Forester. Este decanter é mais um capítulo notável na rica trajetória desta destilaria lendária.