Conheça os restaurantes-vinícolas com estrelas na estreia triunfante do Guia Michelin na Argentina - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça os restaurantes-vinícolas com estrelas na estreia triunfante do Guia Michelin na Argentina

Em um marco histórico para a culinária argentina, o tão aguardado guia Michelin fez sua estreia no país sul-americano, concedendo estrelas cintilantes a sete restaurantes notáveis, destacando a excelência gastronômica de Buenos Aires e Mendoza. O aclamado restaurante Aramburu, localizado na capital argentina, saiu na frente ao conquistar duas estrelas Michelin de imediato, consagrando-se como um ícone da alta gastronomia portenha.

Em um gesto de reconhecimento à fusão entre enologia e gastronomia, dois restaurantes em Mendoza, conhecida como a terra do vinho argentino, foram agraciados com estrelas Michelin. O Casa Vigil, propriedade da renomada Bodega El Enemigo, dirigida pelo enólogo de prestígio Alejandro Vigil em parceria com a Bodega Catena, recebeu não apenas uma, mas duas estrelas – a vermelha, simbolizando qualidade excepcional, e a verde, honrando práticas sustentáveis.

Em um comunicado oficial, a Bodega El Enemigo expressou seu júbilo, destacando a importância da culinária mendocina no cenário gastronômico global, elogiando o trabalho incansável da equipe e do chef de cozinha Ivan Azar.

Outra vinícola venerável, a Lagarde, fundada em 1897 e situada em Luján de Cuyo, celebrou a conquista da estrela Michelin para seu restaurante Zonda – Cocina de Paisaje, inaugurado em 2022. Este estabelecimento jovem tem como foco a gastronomia andina, exaltando os produtos locais e proporcionando experiências que vão do campo à mesa.

Na cidade de Mendoza, os restaurantes Azafrán e Brindillas foram igualmente reconhecidos com uma estrela cada pela prestigiada guia gastronômica. Em Buenos Aires, a diversidade culinária brilhou com o restaurante Trescha conquistando sua estrela Michelin, enquanto a tradicionalíssima casa de carnes Don Julio, situada em Palermo e conhecida como a parrilla mais famosa do país, recebeu as cobiçadas estrelas vermelha e verde, evidenciando não apenas a qualidade de sua carne, mas também seu compromisso com a sustentabilidade.

Esta primeira incursão do Guia Michelin na Argentina não apenas enalteceu a riqueza da culinária local, mas também solidificou Buenos Aires e Mendoza como destinos gastronômicos de renome internacional. Com estrelas brilhando sobre vinícolas e restaurantes, a Argentina firma seu lugar no palco global da alta gastronomia, prometendo experiências sensoriais inigualáveis aos amantes da boa mesa.