O artista plástico Arnóbio Escorel revela o cotidiano pernambucano em nova mostra na ACP - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

O artista plástico Arnóbio Escorel revela o cotidiano pernambucano em nova mostra na ACP

No próximo mês, o renomado pintor Arnóbio Escorel traz sua mais recente produção pictórica para o Palácio do Comércio, sede da Associação Comercial de Pernambuco – ACP, na Praça do Marco Zero. A exposição, intitulada “Recife e o Morro: Cenas Urbanas”, promete transportar os espectadores para o coração das periferias e morros do Recife, explorando o cotidiano com uma explosão de cores.

Escorel, conhecido por seu estilo primitivista e habilidade técnica com acrílico sobre tela, apresentará 27 quadros que capturam a essência e os sentimentos dessas comunidades. Um tema recorrente em sua obra é a religiosidade, especialmente ligada ao Morro da Conceição e à devoção à Nossa Senhora da Conceição. Este período específico da exposição é estrategicamente escolhido como uma homenagem à padroeira do Recife e dos pescadores.

A devoção religiosa se estende também à deusa Iemanjá, orixá feminino regente das águas salgadas, celebrada em dezembro devido ao sincretismo religioso brasileiro. Em sintonia com o resgate à ancestralidade da raça negra nos dias atuais, a homenagem de Escorel ganha uma dimensão mais ampla, conectando-se a diversas manifestações culturais e religiosas.

Ao mergulhar nas obras do artista, a expressão, o sentimento e a força das cores em seu estado mais puro se destacam, criando uma experiência única no imaginário do povo pernambucano. Este aspecto foi cuidadosamente considerado no projeto expográfico, desenvolvido pela arquiteta Graciely Neri, e na curadoria da mostra, assinada pela jornalista Ana Cláudia Thorpe.

A visitação estará aberta ao público da próxima terça-feira (dia 05 de dezembro) ao domingo (10), das 09 às 17H, no Palácio do Comércio. Essa exposição promete não apenas homenagear as figuras religiosas e culturais, mas também enriquecer a apreciação artística, proporcionando aos visitantes uma imersão profunda nas nuances da vida urbana pernambucana.