Serra Verde Express promove uma jornada inclusive com vagão adaptado - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Serra Verde Express promove uma jornada inclusive com vagão adaptado

Nesta sexta-feira, 01 de dezembro, a Serra Verde Express, renomada empresa que opera os passeios turísticos ferroviários entre Curitiba e Morretes, marca um marco histórico ao lançar seu primeiro vagão exclusivamente desenvolvido para atender pessoas com deficiências, mobilidade reduzida e transtornos, incluindo autismo. Com um design inovador, o vagão, projetado pelas talentosas arquitetas Lucille Amaral e Silvane Eclache, conta com 27 assentos, dois espaços dedicados para cadeiras de rodas e um banheiro totalmente acessível.

O lançamento desse vagão pioneiro no Brasil reflete o compromisso da Serra Verde Express em tornar-se uma empresa cada vez mais inclusiva e acessível. Esse projeto visionário, que teve início há mais de um ano, contou com a consultoria da Broder, uma empresa especializada em treinamentos voltados para o atendimento a públicos diversos.

No ano de 2022, a Serra Verde Express atendeu 608 passageiros com necessidades especiais, número que já foi superado este ano, com mais de 700 pessoas até o momento. “São passageiros ávidos por oportunidades de entretenimento, diversão e lazer”, assegura Adonai Aires de Arruda Filho, Diretor Geral da Serra Verde Express.

Um feito extraordinário foi a reforma do vagão inclusivo em tempo recorde, pouco mais de dois meses, um processo que transformou completamente um carro da categoria turística em um espaço renovado e adaptado. A arquiteta Lucille destaca que a velocidade das mudanças foi possível devido à expertise da equipe, familiarizada com o manejo, reformas e uso de materiais específicos para trens.

Além das adaptações estruturais, a escolha das cores internas seguiu uma abordagem inclusiva, utilizando o amarelo e o marrom, que são as cores do cordão que identifica pessoas com deficiências ocultas. Lucille explica que o espaço limitado foi um desafio durante o projeto, mas o banheiro foi concebido como o maior possível e testado para garantir a autonomia de um cadeirante.

O secretário da Secretaria do Desenvolvimento Social e Família do Governo do Paraná, Rogério Carboni, responsável pela política pública e garantia de direitos da Pessoa com Deficiência, ressalta a importância desse novo vagão para fortalecer a inclusão social. “Que este exemplo da Serra Verde Express possa ser difundido em várias cidades do Paraná e do Brasil, para que assim possamos reduzir as desigualdades”, destaca Carboni.

A Serra Verde Express reafirma seu compromisso em proporcionar experiências turísticas acessíveis e inclusivas, promovendo um ambiente onde todos os passageiros possam desfrutar plenamente da beleza dos passeios ferroviários entre Curitiba e Morretes. Essa iniciativa não apenas impacta positivamente os viajantes, mas também serve como inspiração para outras empresas seguirem o caminho da inclusão social.