Presépios Contemporâneos iluminam o Convento Franciscano de Olinda - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Presépios Contemporâneos iluminam o Convento Franciscano de Olinda

No ano em que celebramos o octogésimo aniversário da tradição do presépio, o Convento Franciscano de Olinda se torna palco de uma exposição única e marcante. A partir desta quarta-feira, dia 6 de dezembro de 2023, até 31 de janeiro de 2024, o público terá a oportunidade de contemplar 29 obras de artistas amadores e profissionais que integram o Atelier Ploeg, todas inspiradas na representação contemporânea do nascimento de Jesus.

A tradição do presépio, iniciada por São Francisco de Assis em 1223, ganha novos contornos e interpretações neste evento especial. Cada artista, com sua visão singular, oferece uma leitura pessoal do momento sagrado, abordando temas que vão desde o contexto social de exclusão no nordeste brasileiro até reflexões sobre a realidade na Palestina.

Entre as pinceladas que compõem a exposição, algumas obras destacam a intimidade e a alegria dos pais José e Maria ao lado do Menino Jesus, enquanto outras inserem São Francisco de Assis no cenário do presépio, homenageando o fundador da tradição. A diversidade de técnicas utilizadas pelos artistas, da pintura clássica à contemporânea, enriquece ainda mais a experiência visual dos visitantes.

A abertura oficial da exposição está marcada para o dia 5 de dezembro de 2023, das 18:00 às 21:00 horas, no Convento de São Francisco, localizado na Rua de São Francisco, 280, Carmo, Olinda. A visitação estará aberta de segunda-feira a sábado, das 8:00 às 11:30 e das 14:00 às 16:30, com uma entrada simbólica de R$5,00.

Além do prazer estético proporcionado pelas obras, parte da renda proveniente da exposição será destinada à conservação do Convento Franciscano, um patrimônio histórico datado de 1585, tornando-se uma oportunidade não apenas de celebrar a arte, mas também de contribuir para a preservação deste legado precioso.

Para mais informações e reservas, entre em contato pelo telefone 081 3429 0517. Não perca a chance de mergulhar na rica tradição do presépio, agora reinterpretada por talentosos artistas contemporâneos no coração de Olinda.