A recriação culinária de Sei Shiroma aporta no Leblon do Coração de Nova York - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

A recriação culinária de Sei Shiroma aporta no Leblon do Coração de Nova York

No coração do Leblon, uma das áreas mais movimentadas do Rio de Janeiro, o chef Sei Shiroma inaugura o SUIBI Japanese Restaurant, trazendo consigo a essência de um restaurante japonês típico de Nova York. Proprietário do renomado Ferro e Farinha e residente no Brasil há uma década, Sei Shiroma, filho de pai japonês e mãe chinesa, mergulha nas memórias de sua infância e ressuscita o legado familiar que floresceu em solo norte-americano de 1983 a 2009.

Ao contrário dos clichês orientais, o SUIBI quebra padrões ao adotar uma estética contemporânea, substituindo tatames por mesas modernas. O ambiente, embalado por hip-hop, oferece o aconchego de oito mesas internas e algumas na calçada. A decoração com madeiras ripadas confere ao espaço um toque despojado, recriando a atmosfera do SUIBI que já encantava os nova-iorquinos.

Sei Shiroma, que também era sócio do famoso Stuzzi, traz sua visão única como “filho de dono de restaurante” e uma liberdade poética na criação do menu. Seu objetivo é claro: preservar o legado dos pais, trazendo à tona as tradições culinárias que permearam sua infância.

O cardápio do SUIBI é uma celebração de memórias, apresentando homenagens como o guioza de camarão com creme de burrata e o Surf And Turf Tartare, uma criação ousada com tartare de atum, wagyu grelhado, gochujang, malá, aonori e grana padano. O chef também destaca sua paixão por fogo e forno, evidenciada em pratos como o Skoked Salmon, um salmão defumado com creme de burrata e hollandaise de shoyu.

O “Steak Frites”, com wagyu, cebola caramelizada, batata palha e molho de tomate especial, é uma homenagem direta à infância do chef, remetendo aos dias em que não apreciava pratos crus. A diversidade do menu abrange desde porções de sushis e sashimis clássicos até criações exclusivas que exploram sabores e texturas.

O restaurante não seria completo sem um bar à altura, e Vitoria Kurihara assume essa responsabilidade, criando drinques clássicos e autorais. O “Eminem Highball”, com gin, xarope de Matcha, basílico, limão e soda de melão cantaloupe, é o preferido do chef.

Localizado na Rua Dias Ferreira, 45, no Leblon, o SUIBI Japanese Restaurant oferece uma experiência única. Sei Shiroma, sempre presente no estabelecimento, convida os clientes a compartilhar histórias por trás de suas criações e a desfrutar da fusão única entre as tradições japonesas e a modernidade carioca. O restaurante funciona de terça a quinta, das 18h30 à meia-noite; sextas e sábados, das 18h30 à 1h; e domingos, das 13h às 23h.