Conheça o Si-Chou que traz novo capítulo da culinária asiática no Coração de Ipanema - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Conheça o Si-Chou que traz novo capítulo da culinária asiática no Coração de Ipanema

No coração de Ipanema, um novo capítulo da culinária asiática se desdobra com a abertura do Si-Chou, um empreendimento ousado e cheio de personalidade dos renomados restauranteurs Elia Schramm e Menandro Rodrigues. Conhecidos por seus estabelecimentos de sucesso, Babbo Osteria e Haru Sushi, respectivamente, a dupla agora se aventura em um projeto que promete surpreender os paladares cariocas.

O nome Si-Chou, que significa seda, revela a proposta do restaurante: uma jornada inspirada na Rota da Seda percorrida por Marco Polo, abraçando as culinárias japonesa, chinesa, coreana, vietnamita e tailandesa. No entanto, a ênfase está na liberdade culinária, sem amarras ou regras rígidas. Elia Schramm enfatiza que o Si-Chou resgata receitas clássicas, proporcionando uma experiência que equilibra tradição e inovação, adaptando pratos para o paladar brasileiro.

O cardápio diversificado do Si-Chou oferece uma rica seleção de entradas frias, destacando o Yokhoe, tartare coreano com finas lâminas de carne temperada, e o Tartare de Atum Picante, uma explosão de sabores com atum batido e missô picante. As opções nipônicas incluem Ussusukuris, Sashimis e Niguris, como a vieira com manteiga clarificada e flor de sal, proporcionando uma experiência sensorial única.

Os Makimonos apresentam criações especiais, como o Temp Roll, com tempurá de camarão e molho dinamite, homenageando o saudoso Madame Butterfly. Destaque também para a Experiência Bluefin, permitindo aos clientes apreciarem peças de Chutoro, Akami e Otoro.

Na cozinha quente, as etapas de entradas, principais e Dim Sum & Bao oferecem uma fusão de gastronomias. O Carbonara Si-Chou, inspirado no sucesso do Babbo Osteria, apresenta um noodles à carbonara com toques asiáticos. Outra sugestão é o Kaisen Udon, uma massa nero di sepia estilo Udon com polvo, camarão, vieira e molho cremoso de sakê.

O toque final fica por conta das sobremesas elaboradas pela chef pâtisserie Julia Guimarães, como o fondant de chocolate Orient Express e o cremoso Tropical Asia, que encerram a refeição de forma memorável.

A carta de drinques, assinada pelo mixologista Leonardo Santos, e a execução no bar pelo premiado Pretinho Cereja, complementam a experiência. Desde autorais como o Gin Yuzzu Collins até clássicos como o Old Fashioned, a coquetelaria promete surpreender.

O Si-Chou, localizado na Rua Barão da Torre, 472 – Ipanema, apresenta-se como um destino imperdível para os amantes da gastronomia asiática, proporcionando uma jornada sem amarras através de sabores vibrantes. O horário de funcionamento abrange almoço e jantar, de segunda a domingo, oferecendo aos clientes a oportunidade de se entregarem a uma experiência gastronômica única no coração do Rio de Janeiro.