Navegue com elegância no Beneteau Oceanis 46.1 que encanta os mares com conforto e desempenho - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Navegue com elegância no Beneteau Oceanis 46.1 que encanta os mares com conforto e desempenho

No cenário deslumbrante da baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, a equipe de NÁUTICA teve a oportunidade de testar o novo veleiro Oceanis 46.1, lançamento do renomado estaleiro francês Beneteau. Essa embarcação faz parte da mais recente série de veleiros da linha Oceanis, reconhecida mundialmente por sua qualidade e design refinado, oferecendo opções para cruzeiros de 30 a 51 pés.

Com seus impressionantes 14,60 metros de comprimento na linha d’água, o Oceanis 46.1 cativa pela modernidade de suas linhas e pelo equilíbrio entre uma borda alta, proporcionando navegação seca, e um convés baixo que garante visibilidade privilegiada da proa. Seu casario de convés baixo abriga um espaçoso cockpit, apresentando uma mesa central para oito pessoas, espreguiçadeiras reclináveis e paióis generosos sob os assentos.

O design inteligente do cockpit, livre de cabos aparentes, facilita a circulação e, aliado ao guarda-mancebo com altura adequada, garante a segurança da tripulação. Para proteção contra sol e chuva, o Oceanis 46.1 conta com um máxi bímini de lona Sunbrella, proporcionando conforto em todas as condições climáticas.

A bordo, a cabine de 1,95 metros de altura oferece quatro opções de layouts, destacando-se a versão padrão com três camarotes de casal. A ausência de box nos banheiros pode ser notada, mas a atenção aos detalhes, como persianas rígidas e ar-condicionado de 36.000 BTU, contribuem para um ambiente agradável e confortável.

Na cozinha integrada, equipada com fogão, forno, duas pias e geladeira, o Oceanis 46.1 destaca-se pela praticidade e eficiência do espaço, com armários vazados para ventilação e persianas que criam sombras agradáveis. Detalhes como escada de acesso inclinada, pé-direito alto e iluminação natural reforçam a sensação de conforto.

O veleiro oferece opções de mastros, incluindo fibra de carbono para quem busca performance, e três tipos de quilhas, evidenciando a versatilidade da embarcação. Durante o teste de navegação, o Yanmar de 57 hp mostrou eficiência, mantendo uma velocidade de cruzeiro de 6,55 nós com consumo econômico de combustível.

Içando as velas, o Oceanis 46.1 demonstrou sua agilidade, atingindo 9,5 nós com a gennaker. A facilidade nas manobras, com catracas elétricas, e a possibilidade de trocar o mastro original por um superdimensionado evidenciam a preocupação da Beneteau em oferecer um veleiro de cruzeiro com desempenho notável.

O Oceanis 46.1 da Beneteau combina elegância, conforto e performance, proporcionando uma experiência excepcional tanto para velejadas tranquilas em baías quanto para longas travessias oceânicas. Seu teste bem-sucedido na travessia do Atlântico reforça sua confiabilidade e robustez, enquanto pequenos pontos de melhoria, como a ausência de box nos banheiros, não diminuem o brilho desse veleiro de 47 pés que encanta os amantes do mar.