Bulgária promote uma jornada enoturística em 2024 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Bulgária promote uma jornada enoturística em 2024

O enoturismo, fenômeno em constante expansão nas últimas décadas, tem levado entusiastas e curiosos a explorar destinos surpreendentes. Entre as jóias do leste europeu, a Bulgária emerge como um encantador destino enoturístico, abrigando a 15ª edição da Conferência Internacional de Enoturismo em 2024, na histórica cidade de Plovdiv, nos dias 9 e 10 de abril.

Enquanto tradicionais destinos ajustam-se ao novo paradigma do “turismo de experiência”, países como Romênia, Croácia e Bulgária se destacam, aproveitando a onda crescente do enoturismo. A Bulgária, muitas vezes subestimada, possui 280 vinícolas oficialmente registradas, destacando-se por sua produção artesanal regional e variedade de uvas autóctones, como Mavrud, Melnik, Dimyat e Misket.

Embora a Bulgária possa surpreender como anfitriã da conferência, sua rica história, marcada por influências dos povos eslavos, otomanos e gregos, contribui para uma experiência única. As regiões produtoras, dividindo o país ao meio, oferecem não apenas degustações de vinhos únicos, mas também a oportunidade de explorar a cultura e história nas margens do Mar Negro.

A Conferência Internacional de Enoturismo, que já passou por destinos renomados como Tarragona, Porto e Sicília, reúne milhares de profissionais de turismo, vinho e gastronomia. O evento não se limita a degustações e workshops, mas também aborda estratégias e perspectivas, incluindo temas cruciais como sustentabilidade e conectividade virtual.

A Bulgária, com sua mistura única de tradições pagãs e influências otomanas, revela um passado vinculado ao vinho, personificado por Zagreus, o deus dos Trácios. A proximidade com a Grécia adiciona camadas fascinantes à cultura vinícola búlgara, tornando-a não apenas uma escolha inusitada, mas um tesouro ainda a ser descoberto pelos amantes do enoturismo global.