Verão garante experiências especiais pelo Litoral Paulista - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Verão garante experiências especiais pelo Litoral Paulista

No Estado de São Paulo, para além das movimentadas praias litorâneas, turistas encontram refúgio em cenários serenos e encantadores ao longo dos rios de água doce, afastados das estradas lotadas típicas do verão. Com 99 municípios no interior, São Paulo se destaca por oferecer turismo fluvial em meio a rios atrativos, proporcionando lazer, esportes aquáticos, banhos de sol e momentos de descontração em família.

Localizado a 537 km da capital, o município de Buritama tornou-se um destino de lazer e entretenimento, com sua Prainha no Parque Turístico “João Simão Garcia”. Banhado pelos rios Tietê, Palmeirinha e Santa Bárbara, Buritama oferece uma atmosfera subtropical, ideal para atividades rurais, turismo náutico e pesca. A Prainha, com 1,2 mil metros quadrados de areia, 83 quiosques, catamarã e estrutura completa, recebe cerca de 10 mil visitantes em feriados.

A foz do Rio Tietê, em Itapura, a 677 km da capital, atrai amantes do ecoturismo. A Prainha Municipal é um ponto de fácil acesso, equipado com banheiros, quiosques, churrasqueiras e área para eventos com música ao vivo. As águas cristalinas do Rio Tietê são propícias para o turismo de pesca, oferecendo uma variedade de peixes como tucunarés, pacus e piaus.

A cidade de Mendonça, a 467 km de São Paulo, integra a Região Turística Águas, Sabores e Saberes. Destaque para a Prainha de Mendonça, no rio Tietê, com três quilômetros de areia, banheiros, salva-vidas, quiosques, piscinas com tobogã e área de camping. Com clima subtropical, Mendonça proporciona momentos de relaxamento em meio à fauna e flora.

Banhada pelo Rio Grande, Mira Estrela, a 586 km da capital, oferece uma qualidade de vida considerada alta. Sua Prainha Municipal, a 11 km do centro urbano, é um refúgio de 7,2 hectares com chalés, churrasqueiras, quiosques, lanchonetes, área de camping e diversas opções de lazer. Nas férias escolares, atrai 3,6 mil visitantes por semana em busca de um generoso pôr do sol e ótimas condições para a pesca.

A Estância Turística de Presidente Epitácio, a 667 km da capital, oferece um leque de atrativos, incluindo o Parque Municipal Figueiral, às margens do Rio Paraná. Com aproximadamente sete quilômetros de orla, o local proporciona praia de água doce, tobogã, quadra poliesportiva, lanchonetes, restaurante e áreas de recreação. Um ambiente propício para todas as faixas etárias desfrutarem de momentos relaxantes.

Com 749 km de distância da capital, Rosana se destaca no cenário regional pelo turismo de pesca. O Balneário Municipal, às margens do Rio Paraná, oferece infraestrutura completa com banheiros, duchas, estacionamento, quadras de areia e campo de futebol. Ideal para quem busca peixes como Tucunaré, Pintado, Jaú, Dourado e Tilápia, a cidade é reconhecida como Município de Interesse Turístico (MIT).

A 636 km da capital, Santa Clara d’Oeste abriga o Grandes Lagos Resort e Parque Aquático, um dos maiores complexos turísticos do estado. Às margens do encontro dos rios Paranaíba e Rio Grande, formando o Rio Paraná, o local oferece a Prainha Municipal do Coti, com quiosques, churrasqueira, playground e quadra de areia, sem custos para os visitantes. A região destaca-se como ponto de partida para explorar o Rio Paraná em passeios de barco.

Estes sete destinos fluviais no interior paulista revelam que a diversão à beira dos rios vai muito além das praias tradicionais. Com uma variedade de opções, desde pesca até atividades náuticas, esses municípios oferecem experiências turísticas únicas, proporcionando momentos de lazer e contato com a natureza, longe das agitações do litoral. O interior de São Paulo é, sem dúvida, um tesouro a ser explorado pelos amantes do turismo fluvial.