Veneza adota medidas drásticas pela preservação em virtude do turismo em massa - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Veneza adota medidas drásticas pela preservação em virtude do turismo em massa

Em uma tentativa de conter os desafios associados ao turismo em massa, a cidade de Veneza anunciou medidas mais rigorosas, que entrarão em vigor em junho de 2024. As novas regulamentações incluem a limitação de grupos turísticos a 25 pessoas e a proibição do uso de alto-falantes, visando melhorar a experiência dos moradores e a preservação do patrimônio histórico.

Segundo o comunicado oficial divulgado no site da cidade, grupos estarão proibidos de ultrapassar o limite de 25 pessoas, equivalente à metade da capacidade de um ônibus turístico. Além disso, a utilização de alto-falantes, considerada fonte de confusão e perturbação, será estritamente proibida. A resolução, que aguarda aprovação do Conselho Municipal, representa uma medida crucial para a gestão mais eficaz dos grupos turísticos na cidade.

Elisabetta Pesce, conselheira de segurança de Veneza, enfatizou que as restrições visam não apenas melhorar a gestão dos grupos, mas também promover o turismo sustentável e garantir a proteção e segurança da cidade. A medida se alinha a esforços mais amplos para encontrar um equilíbrio entre as necessidades dos moradores locais e dos visitantes.

Os museus de Veneza já implementam limites semelhantes, restringindo grupos a 25 pessoas. Simone Venturini, conselheiro de turismo da cidade, destacou que essa medida faz parte de um plano abrangente para aprimorar a gestão do turismo, considerando as preocupações tanto da comunidade local quanto dos visitantes.

Essas mudanças ocorrem dois meses após a introdução de uma taxa de visita experimental de €5 para os visitantes diários, demonstrando o comprometimento de Veneza em enfrentar os desafios do excesso de turismo. A iniciativa também segue a recomendação da UNESCO, em julho, para incluir Veneza em sua lista de patrimônio em perigo, destacando a necessidade de ações urgentes para abordar questões de longa data na cidade.

Com o governo italiano instado pela UNESCO a dedicar máxima atenção aos problemas enfrentados por Veneza, a cidade busca uma abordagem abrangente para garantir sua sustentabilidade, não apenas como um destino turístico icônico, mas como um tesouro histórico a ser preservado para as gerações futuras.