Faça uma viagem de volto ao futuro dos Oceanos - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Faça uma viagem de volto ao futuro dos Oceanos

Brest, uma cidade portuária inovadora na Bretanha, França, está emergindo como um epicentro de pesquisa oceanológica e cultura marítima. O Caminho dos Funcionários da Alfândega oferece vistas deslumbrantes da gigantesca baía de 180 km², mas vai além, adentrando o coração do patrimônio marítimo da cidade. No Museu Nacional da Marinha, instalado em um antigo castelo que protegeu o porto por 17 séculos, desvendam-se os vínculos íntimos de Brest com o Atlântico, desde um arsenal até porto militar e pesca.

Hoje, esse castelo é um centro de excelência em pesquisa oceanológica, evidenciado pelos 77 aquários em 9.000 m² do Océanopolis Brest, um parque de descoberta oceânica e Centro de Cultura Científica e Técnica do Mar. A cidade, reconstruída após a Segunda Guerra Mundial, exibe sua tradição marítima de forma inovadora, sendo um dos principais destinos marítimos da Europa.

A arquitetura de Brest também conta sua história. A Pont de l’Iroise, uma ponte estaiada conectando Pointe Sainte Barbe e Le Cap, destaca-se como uma das estruturas mais inovadoras da região. Ao explorar o Museu Nacional de la Marine, situado no Chateau de Brest, o edifício mais antigo da cidade, os visitantes podem aprender sobre o desenvolvimento do porto e seu papel crucial na Segunda Guerra Mundial.

O Oceanopolis é uma parada imperdível, sendo o único centro de descoberta oceânica da Europa. Com pavilhões dedicados aos ambientes polar, temperado e tropical, abriga mais de 10.000 espécies de plantas e 1.000 espécies de animais, incluindo tubarões em um tanque colossal de um milhão de litros de água.

Na culinária local, Brest destaca-se pelos crepes, especialmente os recheados com morangos e creme de chantilly, provenientes da vizinha Plougastel, famosa pelos melhores morangos da França. Além disso, pratos tradicionais como o kig ha farz, um pudim de caldo de carne e trigo sarraceno, ou uma linguiça molene, oferecem um sabor autêntico da região.

Para os amantes de compras, as ruas Rue de Siam e Rue Jean Jaures são as principais, repletas de boutiques e lojas que oferecem moda e joias. Produtos locais podem ser encontrados na loja de departamentos Roi de Bretagne, enquanto itens com designs celtas refletem as antigas raízes da Bretanha. Brest não é apenas uma cidade portuária; é um farol do futuro dos oceanos, onde a tradição encontra a inovação em uma jornada única pela cultura marítima e pesquisa oceanográfica.