Explore a versatilidade da Riesling com o Famille Hugel Classic Riesling 2021 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Explore a versatilidade da Riesling com o Famille Hugel Classic Riesling 2021

A uva Riesling, originária da Alemanha e conhecida como ‘Riesling Renano’, tem conquistado paladares ao redor do mundo devido à sua versatilidade na produção de diversos estilos de vinhos. No Brasil, ela ganha destaque, desviando-se das tradicionais Chardonnay e Sauvignon Blanc.

A Riesling alemã tem uma longa história, remontando à Idade Média e sendo derivada da Weisser Heunisch. Seu nome foi mencionado pela primeira vez em 1552 no Herbário de Hieronynus Bock, associado aos vales dos rios Mosel e Reno. Com o passar do tempo e as mudanças nas fronteiras alemãs, a uva espalhou-se para regiões como Alsácia, Áustria, leste europeu e além, graças aos imigrantes.

Apesar de seu berço na Alemanha, a Riesling encontrou terroirs diversos, adaptando-se a locais como Austrália, África do Sul e Estados Unidos. Contudo, é na Alemanha que suas características únicas, como a tão debatida ‘mineralidade’, se destacam.

A Riesling, que amadurece precocemente, é valorizada pela qualidade sobre a quantidade. Ela oferece vinhos que variam de espumantes a brancos secos, meio-secos e doces, especialmente quando afetada pela podridão nobre (Botrytis cinerea). A classificação ‘meio-seco’ não implica menor qualidade; pelo contrário, alguns desses vinhos são altamente valorizados.

Ao ser engarrafada, a Riesling revela notas aromáticas frutadas, como limão, maçã verde e nectarina, além de florais delicados, notas de cera de abelha, gengibre e até um intrigante aroma de petróleo. Os vinhos mais secos destacam-se pela acidez e toques de especiarias, tornando-os únicos entre os brancos.

Na harmonização, os Riesling são aliados dos sommeliers para pratos desafiadores, como culinária tailandesa, indiana, aves como pato e ganso, peixes defumados e sobremesas cremosas. O equilíbrio entre o teor de açúcar residual do vinho e os pratos é crucial.

Um exemplo notável é o Famille Hugel Classic Riesling 2021, produzido pela Hugel na Alsácia, França. Com uma oferta na World Wine por R$ 290,00, este branco se destaca por sua qualidade. Seu perfil aromático apresenta notas frutadas e florais, complementadas por toques de gengibre. Sua acidez equilibrada e corpo leve fazem dele uma escolha ideal para harmonizações diversas.