Embarque numa jornada gastronômica única no coração do fiorde Hardanger, na Noruega - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Embarque numa jornada gastronômica única no coração do fiorde Hardanger, na Noruega

No coração do majestoso fiorde Hardanger, na Noruega, encontra-se o restaurante flutuante Iris, que tem conquistado destaque por sua proposta inovadora de unir gastronomia e ativismo em uma experiência única. Localizado a 400 km da capital Oslo, o Iris oferece uma jornada exclusiva que se inicia com a busca dos visitantes em um barco elétrico na costa da cidade vizinha a Rosendal.

A chef Anika Madsen, recentemente premiada pelo prestigiado La Liste, lidera essa “viagem gastronômica de expedição exclusiva” com duração de 6 a 8 horas. A experiência inclui uma parada na casa da chef, na ilha de Snilstveitoy, para um lanche de boas-vindas antes de chegar ao restaurante, situado dentro da icônica estrutura Salmon Eye.

O menu degustação, composto por 18 pratos, destaca-se não apenas pela culinária exótica, mas também pela abordagem multissensorial. Antes de apreciar a vista panorâmica do fiorde e das montanhas, os visitantes participam de uma experiência sensorial, assistindo a um vídeo sobre desperdício de alimentos e escolhendo um biscoito que desce do teto preso a um barbante.

Os pratos são uma verdadeira obra de arte culinária, incluindo combinações intrigantes, como salmão acompanhado por “possíveis fontes alimentares do futuro”, como micélio (rede de fungos), algas e proteína de insetos. O “Change of Heart” é outro destaque, apresentando um tartar de coração de rena com alho-poró e alcaparras. Em dias favoráveis, um dos pratos é grelhado ao ar livre e servido no rooftop do local.

O restaurante Iris não apenas proporciona uma experiência gastronômica diferenciada, mas também aborda desafios e ameaças ao sistema alimentar global, apresentando ideias e sugestões para inovações futuras. A chef Anika Madsen destaca o compromisso do restaurante com a sustentabilidade e a paixão por descobrir novos ingredientes do oceano.

Apesar do valor não ser acessível a todos, com o menu degustação custando 3.900 coroas norueguesas (cerca de R$ 1,8 mil), aqueles que vivenciam a experiência, como a cantora de ópera norueguesa Mari Eriksmoen, afirmam que vale cada centavo.

Para quem deseja explorar o local sem participar do jantar, há a opção de adquirir ingressos para a visitação do complexo Salmon Eye por 349 coroas norueguesas (aproximadamente R$ 165). O restaurante Iris, assim, se destaca não apenas como um destino gastronômico, mas como um ponto de convergência entre a culinária requintada e a consciência ambiental.