Coluna Decorando com Graciely Nery - Quais são os elementos essenciais na contratação de um arquiteto? - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Decorando com Graciely Nery – Quais são os elementos essenciais na contratação de um arquiteto?

Qual a importância de contratar um arquiteto? Que tipo de suporte o profissional deve atender ao cliente? O acompanhamento da obra deve constar na proposta? Realmente é necessário?

Estas são algumas perguntas recorrentes das pessoas ao adquirir um imóvel ou decidir reformar um existente.
Portanto nessa semana vamos ajudá-lo a entender quais são os elementos essenciais na contratação de um arquiteto!
Cada vez mais temos especialistas para tudo, médicos, engenheiros, advogados especialistas, na arquitetura não funciona diferente.

Crédito Divulgação/Graciely Nery

O arquiteto cria espaços funcionais, esteticamente projetados e seguros, atendendo às necessidades e desejos dos clientes, além de aspectos técnicos e regulamentações. E pode oferecer uma variedade de serviços, desde o projeto moderno de residências, construções comerciais e públicas, design de interiores, paisagismo. Os arquitetos também podem atuar em projetos de reabilitação e restauração de edifícios históricos, planejamento urbano, consultoria em acessibilidade e sustentabilidade, entre outros serviços relacionados à arquitetura e ao design. Então, ao decidir contratar um arquiteto é preciso entender se o trabalho do mesmo, se adequar ao perfil desejado, se o cliente gosta dos projetos executados pelo arquiteto, se existe identificação.

Crédito Divulgação/Graciely Nery

Uma pesquisa no mercado pode contribuir com essas informações, além de marcar uma reunião para uma boa conversa (que pode ser presencial ou on-line), conhecer seu portfólio, sua metodologia de trabalho, ajudar ao cliente a conhecer como pode operar esta prestação de serviço , deixando-o confortável para colocar suas necessidades. Neste momento ser ouvido com atenção é primordial! Importante também, garanta que o profissional tenha registro profissional da categoria.

Quando você pede a proposta ao arquiteto precisa ter conhecimento de todas as variações envolvidas como: Possíveis revisões estão sendo consideradas? Qual a quantidade de revisões? Quais são as etapas dos processos e seus cronogramas? Após a entrega do projeto, o arquiteto fará o acompanhamento dos profissionais que fornecem os orçamentos? Como se dará o acompanhamento da obra? Existe o acompanhamento da execução, para eliminar possíveis dúvidas?

Crédito Divulgação/Graciely Nery

O acompanhamento do arquiteto durante a obra é de extrema importância, pois ele é o profissional capacitado para garantir que o projeto seja executado conforme o planejado, respeitando as normas técnicas e garantindo a qualidade de construção. Além disso, o arquiteto pode lidar com imprevistos, fazer os ajustes necessários e garantir que o resultado final esteja de acordo com as expectativas do cliente. Ter um profissional acompanhando a obra também pode ajudar a evitar desperdícios e retrabalhos, o que pode gerar economia de tempo e dinheiro.

Muito cuidado com escolhas sem referências! É fundamental escolher um arquiteto considerando sua experiência, estilo de trabalho e habilidades de comunicação e gestão. É imprescindível estabelecer uma relação de boa comunicação e confiança para o sucesso do projeto.

 

SERVIÇO

Graciely Nery
Arquitetura Comercial, Residencial e Interiores
Graciely Nery Arquitetura
F: (81) 988215587 30400131

 

* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.