Vindima em Gramado celebra tradição vinícola e a cultura gaúcha - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Vindima em Gramado celebra tradição vinícola e a cultura gaúcha

A cidade de Gramado, no Rio Grande do Sul, dá início à sua festa da colheita da uva, a Vindima, nesta quinta-feira, dia 08 de fevereiro. O evento, que contará com a participação de sete vinícolas locais, promete proporcionar aos visitantes uma experiência única, celebrando não apenas a tradição da colonização italiana na região, mas também a importância da uva e seus derivados na cultura local.

A cerimônia de abertura está marcada para as 18h30 de quinta-feira e contará com apresentações do Coro Vozes de Gramado e do talentoso Robson Leonardo. Durante 25 dias, as vinícolas participantes estarão oferecendo atividades especiais, que vão desde degustações de vinhos e sucos até a oportunidade de participar da colheita da uva.

Foto/ Fonte: Cleiton Thiele/ @vindimaemgramadooficial

A expectativa é de que cerca de 200 mil visitantes passem pela cidade durante o período da Vindima, que estará aberta diariamente das 11h30 às 22 horas. Rosa Helena Volk, presidente da Gramadotur, ressalta a importância do evento e convida os turistas a aproveitarem as festividades e conhecerem de perto as vinícolas locais, que têm se destacado pela qualidade de seus produtos.

Foto/ Fonte: IG/ @vindimaemgramadooficial

Apesar das condições climáticas desfavoráveis, estima-se que a safra em Gramado alcance entre uma e uma tonelada e meia de uvas. A cidade possui atualmente cerca de 90 hectares de área cultivada, com uma média de colheita de 1,5 toneladas nos últimos anos. Entre as variedades cultivadas, destacam-se a uva bordô para vinhos coloniais e sucos, além de niágara, ghoethe, cabernet, merlot e chardonnay.

Foto/ Fonte: IG/ @vindimaemgramadooficial

A Vindima será celebrada tanto no centro da cidade, na Praça das Etnias, transformada em Vila do Vinho, quanto nas próprias vinícolas participantes. Na Vila do Vinho, os visitantes poderão participar de diversas atividades gratuitas, como a pisa da uva, degustações, exposições e apresentações culturais.

Além disso, cada vinícola oferecerá experiências personalizadas, incluindo música ao vivo, gastronomia típica e, é claro, degustações de seus produtos. A programação conta também com workshops e palestras sobre a história e produção dos vinhos locais.

Foto/ Fonte: Cleiton Thiele/ @vindimaemgramadooficial

A Vindima em Gramado é uma iniciativa da Prefeitura, com realização da Gramadotur e apoio do Sebrae Agronegócio e Sicredi Pioneira, entre outros. As vinícolas participantes são: Casa Seganfredo, Arte Líquida, Benvic, Masotti, Vinícola Stopassola, Famíglia Lazaretti e Cantina Zio Pietro.

Foto/ Fonte: @vindimaemgramadooficial

Com uma programação diversificada e repleta de atrações, a Vindima em Gramado promete encantar moradores e turistas, celebrando a rica tradição vitivinícola da região e oferecendo uma verdadeira experiência sensorial aos visitantes. Para mais informações, é possível acessar o perfil oficial do evento no Instagram: @vindimaemgramadooficial.

PROGRAMAÇÃO DA VINDIMA EM GRAMADO

16 de fevereiro, sexta-feira
19h30 – Robson Leonardo

17 de fevereiro, sábado

17h – Workshop- História da Vinícola Stopassola e seus vinhos da uva goethe
19h – Pisa gratuita da Uva com Vinícola Casarão Zio Pietro
19h30 – Márcio Pinheiro

18 de fevereiro, domingo
19h- Candy Bellotto

23 de fevereiro, sexta-feira
19h – Nolasco

24 de fevereiro, sábado
17h – workshop- Tradição. Uma viagem pelas variedades de uvas, tipicamente nossas e diferença entre os sucos orgânicos e convencionais (Vinícolas Masotti e Benvic)

25 de fevereiro, domingo
19h- Coral Etnias

01 de março, sexta-feira
19h30 – Matheus Tomazelli

02 de março, sábado
17h – Workshop- A arte da espumatização, diferentes métodos de produção de espumantes e vinho montepulciano (Casa Seganfredo).
19h – Pisa gratuita da uva com vinícolas Cantina Zio Pietro

19h30 – Nolasco

03 de março, domingo
19h – Márcio Pinheiro