São Paulo impulsiona o turismo com inauguração de estruturas náuticas em Carentes públicas - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

São Paulo impulsiona o turismo com inauguração de estruturas náuticas em Carentes públicas

No último fim de semana, o estado de São Paulo deu um passo significativo para impulsionar o turismo náutico, com a inauguração de estruturas públicas em três municípios do extremo Noroeste: Pereira Barreto, Três Fronteiras e Rubinéia. Essa iniciativa faz parte do Programa de Turismo Náutico, um projeto ambicioso criado pela Secretaria de Turismo e Viagens de São Paulo (Setur-SP), em parceria com o Fórum Náutico Paulista, visando qualificar e fomentar essa atividade.

Com mais de 50 reservatórios e 4.200 quilômetros de rios navegáveis, São Paulo possui um vasto potencial para o turismo náutico, abrangendo pelo menos 120 cidades. No entanto, a falta de infraestrutura adequada tem sido um obstáculo para a plena realização desse potencial. As novas estruturas inauguradas, como passarelas, píeres flutuantes e sistemas de ancoragem, representam um marco nesse sentido.

Foto/ Fonte: Victor Santos/Revista Náutica

O secretário de Turismo e Viagens de São Paulo, Roberto de Lucena, expressou entusiasmo com o projeto, destacando que as novas instalações são apenas o começo de um plano mais amplo. Em Pereira Barreto, por exemplo, onde foi dado o pontapé inicial, foram entregues modernos píeres de atracação, proporcionando aos visitantes uma experiência de qualidade às margens do rio Tietê.Já em Três Fronteiras, as novas estruturas foram instaladas no Parque Ecoturístico da Areia Branca, em uma área privilegiada às margens do Rio Paraná. O prefeito Rubens José Belão ressaltou o aumento significativo no número de embarcações na região, evidenciando o potencial de crescimento do turismo local.

Foto/ Fonte: Victor Santos/Revista Náutica

Em Rubinéia, banhada pelas águas do Lago Artificial da Usina Hidrelétrica de Ilha Solteira, a inauguração das estruturas náuticas na Praia do Sol promete transformar a cidade em um destino de referência para o turismo náutico em São Paulo. O prefeito Osvaldo Lugato destacou o impacto positivo que tais investimentos terão na economia local. Essas inaugurações marcam o início de um plano mais amplo, que prevê investimentos em 13 municípios do interior paulista, com um montante total de R$ 30 milhões. O objetivo é não apenas atrair mais turistas para a região, mas também gerar empregos e impulsionar a economia, estimando-se um aumento significativo no número de visitantes nos próximos anos.

Foto/ Fonte: Victor Santos/Revista Náutica

Com essas iniciativas, São Paulo reafirma seu compromisso em desenvolver o turismo de forma sustentável, aproveitando as riquezas naturais do estado e promovendo o crescimento econômico das comunidades locais. O futuro do turismo náutico em São Paulo parece promissor, com as novas estruturas representando um passo importante na direção certa.