MET destaca o papel e legada das mulheres na moda em 'Women Dressing Women' - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

MET destaca o papel e legada das mulheres na moda em ‘Women Dressing Women’

A indústria da moda há muito tempo enfrenta um desequilíbrio de gênero em suas fileiras, com mulheres notavelmente sub-representadas em posições de liderança. Este ano, esse debate ganhou ainda mais destaque com a notável escassez de mulheres à frente das principais marcas de luxo. A questão veio à tona com a nomeação de Seán McGirr para substituir Sarah Burton na Alexander McQueen, somando-se a uma lista de marcas influentes lideradas predominantemente por homens brancos.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art

Os números são claros: apenas uma pequena porcentagem das maiores casas de moda do mundo é dirigida por mulheres executivas. Este cenário contrasta fortemente com a predominância de mulheres nos cursos de moda e levanta questões sobre a igualdade de oportunidades dentro da indústria. É nesse contexto que a exposição “Women Dressing Women”, inaugurada no Metropolitan Museum of Art (MET) em Nova York, se torna um ponto focal crucial.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art

A mostra, que teve início em 7 de dezembro, não poderia ser mais oportuna. Explorando a história da moda através da lente das designers femininas, ela lança luz sobre o papel fundamental que as mulheres desempenharam e continuam a desempenhar na criação de roupas que refletem as experiências e necessidades das mulheres reais. Como aponta a socióloga Diana Crane, as mulheres têm sido historicamente costureiras, mas só recentemente tiveram a oportunidade de se destacar como designers de moda, permitindo-lhes expressar suas próprias narrativas femininas através do vestuário.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art

A curadora associada do The Costume Institute, Mellissa Huber, destaca a importância da exposição ao oferecer uma plataforma para reconhecer o trabalho de designers inovadoras que moldaram o panorama da moda. Desde nomes consagrados como Gabrielle Chanel, Miuccia Prada e Vivienne Westwood até talentos menos conhecidos como Ann Lowe e Adèle Henriette Nigrin Fortuny, a exposição reúne uma gama diversificada de estilos e influências.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art

Com cerca de 80 looks que abrangem o século XX até os dias atuais, a exposição não só celebra a criatividade das designers femininas, mas também examina como a moda tem sido um veículo para a autonomia financeira, social e criativa das mulheres. Dividida em diferentes galerias, a exposição explora a ascensão do costureiro, as mudanças geracionais na indústria da moda e destaca histórias de ausência ou omissão, como as de Lowe e Fortuny, cujo trabalho só recentemente começou a receber o reconhecimento merecido.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art

A mostra permanecerá em exibição até 3 de março de 2024, oferecendo aos visitantes uma oportunidade única de mergulhar na história e no legado das mulheres que moldaram a indústria da moda e inspiraram gerações subsequentes de designers. Em um momento em que a igualdade de gênero é uma questão premente em todos os setores, “Women Dressing Women” serve como um lembrete poderoso da importância da representatividade e do reconhecimento das contribuições das mulheres para o mundo da moda.

Foto/ Fonte: Cortesia do Metropolitan Museum of Art