Casa Museu Ema Klabin explora novos horizontes programação abrangente - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa Museu Ema Klabin explora novos horizontes programação abrangente

A Casa Museu Ema Klabin está de portas abertas para uma série de palestras que prometem enriquecer o conhecimento de quem participar, abordando temas que vão desde arqueologia até questões de gênero e ditaduras latino-americanas. Com um total de 325 vagas gratuitas disponíveis, tanto para encontros presenciais quanto online, os interessados podem se inscrever através do site oficial da instituição.

No dia 28 de fevereiro, terá início um ciclo de dez encontros sobre arqueologia, com curadoria da renomada Cinta Gama Rolland, ex-conselheira científica do Museu do Louvre e integrante de missões arqueológicas no Egito. Sob o tema “Novo Mundo”, “Velho Mundo”, esses encontros ocorrerão até novembro de 2024 e abordarão diversos aspectos da arqueologia brasileira, argentina e peruana, além de técnicas arqueológicas, identidade e alteridade, entre outros.

Foto/ Fonte: Casa Museu Ema Klabin

A primeira palestra, intitulada “A arqueologia como produção de saber e de poder”, será conduzida pela pós-doutora Camila Diogo de Souza, especialista em Arqueologia Clássica, Arqueologia Funerária, entre outras áreas. Outros palestrantes renomados também marcarão presença, incluindo Milena Acha, Daniela La Chioma, e Carolina Guedes.

Um destaque especial é a participação da ativista guarani Geni Núñez, mestre e doutora em psicologia social, que ministrará a palestra presencial “Desistências de gênero” no dia 9 de março. Geni Núñez abordará os efeitos da invenção do gênero binário e caminhos de resistência, utilizando análises de cartas jesuíticas e outras expressões artísticas.

Foto/ Fonte: Casa Museu Ema Klabin

Outra palestra aguardada é a do filósofo e especialista em moda Brunno Almeida Maia, que discutirá a “Colonização da aparência” nos relatos de viajantes do Brasil Colônia, no dia 16 de março. Maia pretende analisar criticamente as representações das indumentárias e vestimentas de povos originários e das diásporas negras presentes nos relatos visuais produzidos durante o período de colonização.

Para encerrar o ciclo de palestras, no dia 27 de março, a historiadora Julia Kumpera conduzirá uma palestra online sobre “Estratégias e resistências: mulheres nas ditaduras latino-americanas”. Esta palestra visa oferecer uma análise crítica das ditaduras sul-americanas, com foco especial nos casos do Brasil, Argentina e Chile, explorando a perspectiva da epistemologia feminista para compreender a repressão sexuada durante esses períodos autoritários.

Foto/ Fonte: Casa Museu Ema Klabin

Segundo Ana Cristina Moutela Costa, coordenadora do núcleo de cursos e palestras, o tema curatorial para 2024, “Novo Mundo: territórios e identidades”, busca reavaliar conceitos sobre o Continente Americano, explorando novas leituras e perspectivas sobre sua geografia e diversidade cultural.

As inscrições para todas as palestras estão abertas no site oficial da Casa Museu Ema Klabin, com emissão de certificados para os participantes. É importante ressaltar que a classificação indicativa é autodefinida como 14 anos. Casa Museu Ema Klabin: Rua Portugal, 43 – Jardim Europa – São Paulo, SP.

Foto/ Fonte: Casa Museu Ema Klabin