Novo ciclo de exposições celebra a Arte e a Diversidade no MAMAM - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Novo ciclo de exposições celebra a Arte e a Diversidade no MAMAM

O MAMAM se orgulha em oferecer um espaço para o diálogo e a expressão artística, reforçando seu compromisso com a promoção da cultura e da diversidade em todas as suas formas. E, no próximo dia 23 de março, o Museu de Arte Moderna Aloísio Magalhães (MAMAM) dará início a um novo ciclo de exposições, apresentando trabalhos simultâneos dos artistas Gustavo Nazareno e Thays Medusa, celebrando a arte e a diversidade de novos expoentes pernambucanos.

Foto/ Fonte: IG/ @gustavodenazareno

A mostra “BARÁ”, assinada por Gustavo Nazareno, permanecerá em exibição até o dia 16 de junho. Esta exposição representa um marco na carreira do artista, que lança seu primeiro livro homônimo, compilando uma série de desenhos em carvão desenvolvida desde 2019. Com 120 obras selecionadas de um total de 400, o livro “Bará” conta com fotografias de Ina Okun e textos dos curadores Deri Andrade e Legacy Bros, sendo publicado pela editora Art Consulting Tool. Nazareno expressa gratidão ao galerista Jaime Portas, à sua manager Itze Escalona, ao assistente Heitor Calasans e a todos que acompanharam sua jornada artística.

Foto/ Fonte: IG/ @gustavodenazareno

Por outro lado, a exposição “ELES TÊM MEDO DE NÓS”, da fotógrafa Thays Medusa, estará em cartaz até o dia 05 de maio. Com um olhar sensível e comprometido, Medusa revela o cotidiano das famílias da Comunidade do Bode, localizada na Zona Sul do Recife. Seus registros destacam o protagonismo de pessoas negras, periféricas e trabalhadoras, evidenciando o ecossistema do bairro do Pina, conhecido pela tradição da pesca de frutos do mar. A exposição, composta por 25 telas, é uma reflexão sobre a realidade vivida na comunidade, além de um resgate da memória coletiva, como evidenciado pela frase “Eles têm medo de nós” encontrada em um antigo espaço comunitário abandonado, símbolo de resistência e luta por revitalização.

Foto/ Fonte: IG/@olhardamedus4

A abertura das exposições ocorrerá no dia 23 de março, às 14h, no MAMAM, localizado na Rua da Aurora, 265, no bairro da Boa Vista. As mostras poderão ser visitadas de quarta a sexta-feira, das 10h às 17h, e aos sábados e domingos, das 10h às 16h. A entrada é gratuita, oferecendo ao público a oportunidade de mergulhar na riqueza e diversidade da arte contemporânea, bem como refletir sobre questões sociais e culturais relevantes para a nossa sociedade.

Foto/ Fonte: IG/@olhardamedus4