Coluna Saúde Feminina: Seu Maior Luxo com Dra. Larissa Cabral – Como ter mais saúde em 2025
Já estamos em clima de final de ano, tempo de agradecer por tudo que vivemos no ano que passou e hora de escrevermos nossas metas para 2025!
Você já começou a pensar nas suas? E será que incluiu sua saúde nessas metas? Como você deseja ter mais saúde no ano que vai chegar?
Uma das maneiras de prevenir doenças e se cuidar é manter bons hábitos de vida e ter uma rotina de consultas e exames periódicos.
Foto: Divulgação
A dificuldade no equilíbrio entre vida pessoal, família e trabalho é fonte de estresse e pode influenciar as prioridades pessoais das mulheres e também reduzir o tempo disponível para o próprio cuidado.
Em todo o mundo, de acordo com uma pesquisa do Women´s Health Report, apenas 12% das mulheres disseram ter feito exames para rastreamento de alguns tipos de câncer nos últimos 12 meses – isso significa que mais de 02 bilhões de mulheres não fizeram qualquer exame desse tipo em um ano.
Foto: Divulgação
Realizar determinados exames todos os anos deve ser uma prioridade na manutenção da saúde da mulher. O check-up anual é importante para, além de possivelmente identificar enfermidades, prevenir condições sérias, como câncer e outras doenças crônicas
Então para facilitar a vida das nossas queridas leitoras, elaboramos uma lista com os principais exames que toda mulher deve fazer e a idade para começar a realizá-los.
Foto: Divulgação
Prontas para anotar? Então vamos lá!
– Mulheres a partir dos 25 anos de idade: Papanicolau e teste molecular para o HPV (naquelas que iniciaram atividade sexual)
– Mulheres a partir dos 40 anos de idade: mamografia anualmente, ultrassonografia endovaginal, exames laboratoriais conforme orientação médica
– Mulheres a partir dos 45 anos de idade: colonoscopia ou exame de sangue oculto nas fezes, mamografia, ultrassonografia endovaginal, eletrocardiograma e avaliação da glicemia, dosagem de colesterol e triglicerídeos.
– Mulheres > 60 anos de idade: incluir além dos exames anteriores, densitometria óssea (avaliar osteoporose).
Essas recomendações são baseadas nas orientações das principais sociedades médicas e ajudam a planejar como cuidar melhor da saúde em 2025. É importante adaptar essas orientações às necessidades individuais de cada mulher considerando o histórico médico.
Lembre-se que um futuro saúdável é contruído com um presente mais consciente e proativo.
SERVIÇO
Dra. Larissa Cabral
Médica Mastologista
CRM – 18688 PE
RQE- 8043
Clínicas: Real Instituto de Mastologia e Clínica Thereza Pacheco
Telefones: (81) 99109-0296
* O Blog Ana Cláudia Thorpe se isenta de qualquer responsabilidade pelo conteúdo do texto, fotos, cabendo esta, de modo exclusivo, ao Colunista.