Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro - O ponto central do rosto - Blog Ana Cláudia Thorpe
Coluna,  Notícias

Coluna Transformando Vidas com Dr. Cláudio Cordeiro – O ponto central do rosto

O nariz é o ponto central do rosto. Responsável por um dos cinco sentidos, o olfato, o nariz traz consigo a representação de várias características da identidade de cada rosto. E além da nobre capacidade olfativa, esta estrutura em forma de pirâmide no centro do rosto participa de uma função vital para nós que é a respiração. São vários os tipos, formatos e desenhos que os narizes podem assumir, sejam eles projetados, arrebitados, achatados, negroides, em sela, giboides, retilíneos, alargados, entre outras nuances morfológicas. E cada nariz determina características genéticas herdadas ao longo das gerações.

Foto/ Fonte: Imagem no Freepik

 

Não existe o nariz ideal. O que deve ser levado em consideração é o formato do rosto e as proporções e características de cada indivíduo. O nariz é testemunha de vários momentos de relevância na vida dos seres humanos. Pode expressar sinais extremamente divergentes como a angústia e a paixão, através de um suspiro, conhecido como dispneia suspirosa.

Millôr Fernandes certa vez disse: “entre o riso e a lágrima há apenas o nariz”.
Também é lembrado com frequência como ponto de referência em nossa vida cotidiana e em citações memoráveis de alguns autores.

“Ver aquilo que temos diante do nariz requer uma luta constante.”
George Orwell

Beautiful young girl touching her face. Youth and skin care concept | Foto/ Fonte: diana.grytsku no Freepik

 

“Eu gosto de catar o mínimo e o escondido. Onde ninguém mete o nariz, aí entra o meu, com a curiosidade estreita e aguda que descobre o encoberto.”
Machado de Assis

“Será que um dia não vai haver mais em toda a Terra um lugar em que um homem possa ser dono pelo menos do seu nariz, dizer o que pensa, ter uma quota razoável de liberdade? Talvez em alguma ilha deserta do pacífico…”
Érico Veríssimo

Abaixo das lágrimas que escorrem dos olhos e acima dos sorrisos que brotam dos lábios, o nariz é uma testemunha instantânea de nossas emoções, é citado diariamente em diversas situações práticas e de sentido figurado, detem importantes funções orgânicas e ainda tem grande relevância na composição da beleza, sendo o ponto central de nosso rosto.

Até mais.
Cláudio Cordeiro

 

SERVIÇO

Dr. Cláudio Cordeiro

Médico Especialista em Cirurgia e Medicina Estética da Face

CRM: 15724

Empresarial RioMar Trade Center

Av. República do Líbano, 251-Torre 1 – sala 2708 – Pina – Recife – PE

www.claudiocordeiro.com

@clinicaclaudiocordeiro

 81 982331111

 

* Imagem de Destaque – Foto/ Fonte: Racool_studio no Freepik