Yayoi Kusama promove retrospectiva de seu trabalho com nova exposição na Austrália
Promovendo uma retrospectiva histórica de seu trabalho ao decorrer dos anos, a artista japonesa Yayoi Kusama é o tema principal de uma nova exposição na National Gallery of Victoria, em Melbourne, na Austrália, que foi inaugurada na semana passada.
Foto: Divulgação/Yayoi Kusama
Nomeada como “Infinity Mirrored Room”, a exposição contempla uma sala infinita que transforma uma das galerias da National Gallery of Victoria, dando as boas-vindas aos visitantes na mais recente exploração de Kusama do reino visual ilimitado por meio de uma série de superfícies reflexivas. A ilusão espacial permite que os visitantes experimentem o universo celestial de Kusama, preenchendo a lacuna entre o mundo físico e o infinito. “My Heart is Filled to the Brim with Sparkling Light” apresenta o trabalho mais recente de Kusama usando seus espelhos exclusivos para explorar limites espaciais.
Foto: Divulgação/Yayoi Kusama
A exposição também é composta por 200 obras da artista feitas nas últimas oito décadas. Junto com a exposição principal, também verá a instalação” Dots Obsession” de Kusama, que apresenta enormes esferas infladas. A exposição também apresenta “a estreia australiana da monumental Dancing Pumpkin (2020) de Kusama, uma escultura de bolinhas amarelas e pretas de 5 metros de altura, e de The Hope of the Polka Dots Buried in Infinity Will Eternally Cover the Universe (2019), uma instalação imponente de formas tentaculares”. A totalidade da exposição destaca o impacto multidisciplinar de Yayoi Kusama, adicionando à conversa seu diálogo com vários meios de arte, incluindo pinturas, esculturas, performance art e moda. A exposição vai de 15 de dezembro de 2024 a 21 de abril de 2025 na National Gallery of Victoria em Melbourne.
Foto: Divulgação/Yayoi Kusama