
Coleção criada por Gilbert Rohde nos anos 1940 é relançada pela Herman Miller
As décadas de 1930 e 1940 representaram um período áureo para o design moderno, onde um dos destaques do modernismo desta época é a coleção Rohde, criada pelo designer estadunidense Gilbert Rohde para a Herman Miller, no ano de 1941. Agora, mais de 80 anos após o lançamento, a empresa está voltando a produzir as peças da coleção.
Foto: Divulgação/Herman Miller
Na reedição, a poltrona Rohde está disponível em variedade de tecidos, incluindo couro. Já a Rohde Paldao pode ser mesa de centro ou mesa lateral, com duas alturas, nas opções de madeira ebanizada, walnut e white oak. Esteticamente, a coleção apresenta influências da arte abstrata, especialmente do biomorfismo, com curvas livres e marcantes.
Foto: Divulgação/Herman Miller
Gilbert Rohde dedicou sua carreira ao design industrial e de móveis nos Estados Unidos, contribuindo para definir o modernismo entre o final da década de 1920 e a Segunda Guerra Mundial. Seu maior legado foi ter introduzido o design moderno na Herman Miller, tornando a marca o que ela é hoje. Ele foi o primeiro diretor de design da empresa em 1932. Gilbert acreditava em mobiliário flexível e funcional, adequado para apartamentos e pequenos espaços.
Foto: Divulgação/Herman Miller

