
Jato executivo que faz os voos mais longos do mundo ganha licença para voar, conheça o Gulfstream G800
O Gulfstream G800, jato que faz os voos mais longos do mundo, recebeu recentemente a certificação para voar da Administração Federal de Aviação dos Estados Unidos e também da Agência Europeia para a Segurança da Aviação.
Foto: Divulgação/Gulfstream Aerospace
Este modelo também inclui a menor altitude de cabine da indústria, 2.840 pés, quando está voando a 41.000 pés, além de 100% de ar fresco, graças a um sistema de purificação de ar por ionização de plasma. O interior pode ser configurado com quatro ambientes de convivência ou com três ambientes e um compartimento dedicado para a tripulação.
Foto: Divulgação/Gulfstream Aerospace
A aeronave fez seu primeiro voo transatlântico em junho de 2022 e passou por um programa de testes nos últimos três anos, que revelou um alcance maior do que o esperado. Inicialmente a Gulfstream divulgou que o G800 teria alcançado 8.000 milhas náuticas, mas as avaliações mostraram que chega a 8.200 milhas náuticas. Além do alcance extra, a velocidade máxima do G800 também foi aumentada de Mach 0,925 para Mach 0,935. Suas distâncias de decolagem e pouso também melhoraram, sendo agora de 5.812 pés para decolagem e 3.105 pés para pouso.
Foto: Divulgação/Gulfstream Aerospace
