Leica celebra seu centenário com lançamento de câmeras de edição limitada em 2025 - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Leica celebra seu centenário com lançamento de câmeras de edição limitada em 2025

Luxuosamente projetada com um estojo e duas lentes, placas superior e inferior de latão e um estojo de couro na tonalidade conhaque, a empresa óptica alemã Leica celebra os 100 anos do modelo Leica 1 lançando uma remessa de câmeras de edição limitada.

Foto: Divulgação/Leica 

O ano de 1925 viu o lançamento do que viria a ser a primeira câmera de filme 35 milímetros produzida em massa do mundo, estabelecendo o formato que dominaria os 75 anos seguintes e permaneceria a escolha de fato daqueles que continuam a fotografar com analógico. 

Foto: Divulgação/Leica 

As comemorações do aniversário são lideradas por uma edição exclusiva, incluindo uma versão especial da lente compacta original da Leica 1, a Leitz Anastigmat 50 mm f/3.5, “reimaginada para os tempos modernos, preservando sua essência histórica”. Ela é combinada com a contemporânea Leica Summilux-M 50 f/1.4 ASPH. Os colecionadores terão que esperar, pois o conjunto só será lançado na primavera de 2026.

Foto: Divulgação/Leica 

Enquanto isso, há a edição Leica M11 100 Anos da Leica “Wetzlar Alemanha”, disponível apenas na Alemanha como parte de uma série de edições M11 gravadas com cidades do mundo todo. A edição Wetzlar segue as edições de Dubai, Milão e Nova York, seguidas pelas edições de Xangai e Tóquio. Notavelmente, a Leica omitiu seu icônico logotipo de ponto vermelho nesta edição para manter a fidelidade à Leica 1 original.

Foto: Divulgação/Leica 

Outras três novas edições de aniversário foram reveladas, incluindo uma Leica D-Lux 8. Este clássico contemporâneo foi ainda mais refinado por uma nova paleta de cores e textura de couro sintético preto em referência à Leica 1, a omissão do apoio para o polegar e uma placa superior gravada. A ela se junta a Sofort 2 100 Anos da Leica,  câmera instantânea híbrida da Leica, que recebe novos acabamentos centenários.