
Museu do Louvre inicia projeto de renovação com concurso internacional na França
Levando em conta não apenas critérios estéticos, mas também soluções funcionais e sustentáveis, o Museu do Louvre, um dos mais visitados e renomados do mundo, anuncia o lançamento de um concurso internacional de arquitetura, fazendo parte do seu plano de renovação de cinco anos.
Foto: Divulgação/Museu do Louvre
O presidente da França, Emmanuel Macron, endossou o projeto em janeiro, chamando-o de uma “Nova Renascença”, incluindo tanto as reformas estruturais quanto as expansões arquitetônicas. Arquitetos de todo o mundo já podem apresentar propostas que representem tanto a entrada principal quanto o espaço dedicado à Mona Lisa, obra-prima de Leonardo da Vinci, preservando seu acervo diante dos desafios contemporâneos.
Foto: Divulgação/Museu do Louvre
Diferente da icônica pirâmide de vidro e aço criada por I.M. Pei, que serve como entrada principal desde 1989, a nova entrada será construída na fachada leste do museu. O objetivo é integrar a estrutura moderna ao estilo histórico da edificação, promovendo equilíbrio entre inovação e tradição arquitetônica. A previsão é de que cinco finalistas sejam selecionados por um júri de 21 membros até outubro, com o vencedor final sendo anunciado no início do próximo ano.
Foto: Divulgação/Museu do Louvre

