Casa particular de Gabrielle Chanel é restaurada e reaberta nas belezas da França - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Casa particular de Gabrielle Chanel é restaurada e reaberta nas belezas da França

Situada em um penhasco na comuna de Roquebrune-Cap-Martin, banhada pelo mar, a casa de férias de Gabrielle Chanel, conhecida como La Pausa, ecoa seu estilo luxuoso sem ostentação, onde, após uma meticulosa restauração de vários anos, reabre como uma casa particular e espaço para contemplação criativa e inspiração. 

Foto: Divulgação/Chanel

Totalmente imaginada por Coco Chanel, a residência foi projetada na década de 1920, onde ela confiou a um jovem arquiteto, Robert Streitz, a criação de sua vila mediterrânea, decorada em um estilo moderadamente barroco com móveis espanhóis esculpidos e tapetes persas. Foi meticulosamente restaurada pela casa Chanel após adquiri-la em 2015 e embarcar em mais de uma década de reformas com o arquiteto e colaborador próximo Peter Marino. Ele se debruçou sobre centenas de fotografias para entender o espírito decorativo da Chanel.

Foto: Divulgação/Chanel

A equipe por trás do Chanel Heritage Sites comprou de volta muitas peças do mobiliário de La Pausa em um leilão em Paris, incluindo a cabeceira de cama em ferro forjado dourado da Chanel. O único sinal de que o tempo passa em La Pausa, que apropriadamente significa “a pausa” em francês, está no olival atual, onde galhos prateados se entrelaçam lentamente. Chanel não abraçou a preferência de sua época por jardins exóticos e modernistas. Em vez disso, sua vila optou por harmonizar com o entorno natural, e nenhuma das 250 árvores foi arrancada, com uma árvore particularmente impressionante tendo que ser construída ao redor da entrada.  A restauração também homenageia o meio ambiente, convertendo-o para eletricidade renovável. As únicas intrusões na restauração são a atualização completa dos sistemas de encanamento, ventilação e eletricidade da casa (que são invisíveis).

Foto: Divulgação/Chanel

Após a reabertura neste verão, La Pausa é mais uma vez uma casa particular que captura a efervescência criativa da Côte d’Azur. No “espaço dos sonhos”, onde Chanel passou seus dias mais livres, os amigos da casa se encontrarão novamente para intercâmbios culturais por meio da programação Chanel Arts & Culture, como uma série recente do podcast “Chanel Connects”, gravada na casa.