Victoria and Albert Museum realiza exposição destacando estilo de Maria Antonieta
Propondo um mergulho na história da última rainha da França, sua relação com a moda e o impacto cultural que se estende até os dias atuais, o Victoria and Albert Museum, localizado em Londres, abre este mês uma exposição inteiramente dedicada à Maria Antonieta.
Marie Antoinette, Queen of France, oil painting, by François Hubert Drouais, 1773, Versailles, France/ Foto: Divulgação/Victoria and Albert Museum
Nomeada como Marie Antoinette Style, esta nova exposição possui curadoria de Sarah Grant e reúne cerca de 250 objetos, buscando compreender além do olhar histórico, mas, também, como o legado estético da rainha atravessou séculos e segue inspirando a moda contemporânea. Entre os destaques estão as famosas pantufas de seda da rainha, fragmentos de vestidos de corte bordados à mão, joias de valor histórico, além de peças mais íntimas, como frascos de perfume e o serviço de jantar do Petit Trianon.
Todo o percurso é apresentado por meio de instalações audiovisuais e até experiências olfativas, que reconstituem os aromas da corte e o perfume preferido da monarca. Também estão presentes criações de Dior, Chanel, Moschino, Erdem, Vivienne Westwood e Valentino, além dos figurinos do filme Maria Antonieta, de Sofia Coppola, estrelado por Kirsten Dunst.
Bracelet clasps, unknown maker, about 1770, France, gold with brilliant cut diamonds/Foto: Divulgação/Victoria and Albert Museum

