Francis Kurkdjian desenvolve versão mais rara da icônica fragrância Baccarat Rouge - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Francis Kurkdjian desenvolve versão mais rara da icônica fragrância Baccarat Rouge

Quando Francis Kurkdjian foi encarregado de criar uma fragrância para o 250º aniversário da Baccarat em 2014, ele não sabia que teria um sucesso olfativo em mãos. Quase uma década depois, Baccarat Rouge 540 – assim chamado em homenagem à temperatura na qual o pó de ouro e o cristal se transformam em um tom vermelho derretido – tornou-se uma das fragrâncias mais cobiçadas do mundo.

Foto: Divulgação/Maison Francis Kurkdjian

Uma década depois, Kurkdjian queria levar sua criação ainda mais longe, lançando algo ainda mais raro e emocionante. Hoje, a casa de fragrâncias homônima do perfumista, Maison Francis Kurkdjian, revelou uma edição ultra limitada de Baccarat Rouge – a Édition Millésime. A raridade da fragrância vem de um ingrediente ainda mais raro que o ouro: o âmbar-gris, uma substância que se forma no trato digestivo de cachalotes, que se acredita ser originária de bicos de lula não digeridos. 

Foto: Divulgação/Maison Francis Kurkdjian

Como Kurkdjian nunca havia trabalhado com âmbar-gris verdadeiro, ele teve que pesquisar. Ele literalmente mergulhou na ideia, passando semanas em um barco com a Longitude 181, uma organização ambiental co-fundada por um protegido do lendário oceanógrafo francês Jacques Cousteau, para aprender sobre cachalotes e seus hábitos migratórios. Trabalhando com um corretor especializado em âmbar-gris, Kurkdjian adquiriu um bloco da substância natural, triturou-o até virar um pó e o sintetizou em um líquido precioso. 

Foto: Divulgação/Maison Francis Kurkdjian

Kurkdjian e sua equipe trabalharam diretamente com os artesãos da Baccarat, no leste da França, para criar um frasco especial de cristal vermelho e uma base luminosa para a Édition Millésime. O frasco, que vem com uma tampa de ouro 24 quilates e a base, que o abriga entre oito pilares de cristal, exigiram 19 artesãos para serem feitos e cerca de 500 horas de trabalho. O frasco e a base, por sua vez, são armazenados em uma caixa de abeto – uma versão em miniatura das que a Baccarat usa para transportar lustres – e ainda vêm com sua própria bolsa de couro com cordão.

Foto: Divulgação/Maison Francis Kurkdjian

Os 54 clientes que adquirirem a Édition Millésime este ano também farão parte de um grupo exclusivo chamado “Les amis du Rouge” e terão acesso a eventos e lançamentos especiais da Maison, somente para convidados, onde cada frasco de perfume vem com seu próprio cartão de membro.