ART.PE 2025 reúne galerias do Brasil e de Portugal com sua programação em Recife - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

ART.PE 2025 reúne galerias do Brasil e de Portugal com sua programação em Recife

Com uma programação ampliada que traduz a força crescente do mercado de artes visuais no estado, a Feira de Arte Contemporânea de Pernambuco, também conhecida como ART.PE, chega em sua quarta edição entre os dias 09 e 12 de Outubro no Recife Expo Center. 

Foto: Divulgação/ART.PE

Buscando consolidar o Recife como um polo de referência para as artes visuais no Brasil, o evento se tornará um grande ponto de encontro para artistas, colecionadores, curadores, galeristas e público interessado. Sua composição do mapa é ocupada por galerias e espaços independentes do Recife, São Paulo, Rio de Janeiro, Minas Gerais, Ceará, Paraíba e Santa Catarina. Além disso, o caráter internacional fica ainda mais evidente com a presença da Galeria Verso, de Lisboa. O Instituto Inhotim, de Minas Gerais, e o Museu de Arte de São Paulo Assis Chateaubriand (MASP) participam pela primeira vez com uma loja própria, ao lado de instituições consagradas como Museu do Estado de Pernambuco (MEPE), Oficina de Cerâmica Francisco Brennand e Museu de Arte Moderna Aloisio Magalhães (Mamam). 

Foto: Divulgação/ART.PE

Outros destaques do evento são a Arena ART.PE, fruto de uma parceria com o Banco do Nordeste Cultural, reforçando o compromisso em democratizar o debate artístico, destacando uma programação com tradução em Libras. Já o Prêmio Selo Mandacaru, em sua primeira edição, premiará um artista com até 15 anos de trajetória fora do eixo Rio–São Paulo, cuja obra passará a integrar o acervo do Instituto Mandacaru. O Prêmio Residência ART.PE + LABVERDE, fruto da parceria com a colecionadora Alayde Alves e a plataforma LABVERDE, selecionará um artista expositor para uma imersão na Amazônia em 2026. Por fim, o Consulado da Argentina no Recife participa apresentando a plataforma digital Directorio Argentina Creativa | Galerías de Arte, com o objetivo de fazer conexão com galerias nordestinas do país. Na plataforma, os usuários podem pesquisar o universo de galerias argentinas e fazer contato com as que for de seu interesse. É uma iniciativa do governo argentino, em parceria com entidades públicas e privadas ligadas ao mercado de arte.

Foto: Divulgação/ART.PE

Na gastronomia, uma seleção de bares e cafés transformam a feira em um espaço de convivência. The Salad Code, Café Kopenhagen, CA-JÁ Restaurante, Enotteque by Vino e Orora Bar oferecem desde cafés especiais até coquetéis e pratos autorais, criando pontos de encontro para quem deseja prolongar o diálogo em torno da arte.