México e Brasil competem pela liderança do comércio eletrônico na América Latina
De acordo com o Relatório da indústria digital e do comércio eletrônico, o México foi o país que mais comprou na internet no último ano. O país da América do Norte, superou o Brasil em 6 pontos percentuais.
Os países latino-americanos com maior penetração na Internet são: Argentina, com 92,2%, Paraguai, com 88,4%, Uruguai, com 88,2%, Costa Rica, com 87,7%, e Porto Rico, com 83,3%. No México, a penetração é de 66,5%. As taxas de penetração são baixas se considerarmos que se trata do segundo país mais populoso da região, depois do Brasil. Os mexicanos interagem mais com publicidade online, buscam informações e compram produtos do que pessoas de outros países da América Latina, por isso lideram o ranking, mesmo com números de penetração mais baixos.
De acordo com a Associação Mexicana de Vendas Online (AMVO), as compras são focadas em eletrônicos e tecnologia de consumo, produtos multimídia e de moda, e roupas e calçados.
Em 2014, o número de compradores digitais no mundo era de 1.32 bilhão, já em 2019 o número chega a 1.92 bilhão. Na América Latina, em 2014, eram 103.9 milhões de pessoas, e em 2019, 155.5 milhões.