Gravatá recebe ciclo natalino com desfiles temáticos, cantatas, Vila de Natal e mais uma edição especial do Tardes no Polo
Com expectativa de superar o público de 2023, estimado em 250 mil pessoas, a cidade de Gravatá, no Agreste pernambucano, se prepara para um dos momentos mais importantes do seu calendário turístico-cultural, o ciclo natalino, que começará em 23 de novembro.
Foto: Nilson Silva/Prefeitura de Gravatá
O “Natal de Gravatá 2024 – A Caminho do Amor”, terá abertura em 23 de novembro, no Tardes no Polo, contando com uma mini parada natalina, reunindo dançarinos e atores de 12 escolas de dança locais e do grupo teatral Icetag. O corredor da Rua Duarte Coelho ganhará um charme especial, com luzes ao longo da via e lojas e restaurantes com decoração temática, além da Casa do Papai Noel e as barracas com artesanato e boa gastronomia da Serra.
Foto: Nilson Silva/Prefeitura de Gravatá
Três polos de apresentações culturais serão montados, além de diversos pontos de decoração natalina. O Pátio de Eventos, o grande palco de rua da cidade, mais uma vez, abrigará os espetáculos de ballet aéreo, momento mais esperado pelo público. Na montagem, toda encenada e produzida com elenco e técnicos locais, 110 bailarinos se dividem no solo e no ar, erguidos por cabos de aço. Serão cinco sessões do espetáculo “Inácio, a Caminho do Amor – Sob a Luz da Lua”, de 21 a 25 de dezembro, sempre às 20h.
Foto: Nilson Silva/Prefeitura de Gravatá
Reunindo mais de 200 dançarinos, atores e músicos ao percorrer toda a Rua Cleto Campelo até chegar à sede municipal, o Desfile natalino – “Um Conto de Natal Mágico” também será realizado, tendo como uma das grandes novidades de 2024 a participação de alunos da rede pública e idosos vinculados a programas sociais do município. Estão programados três desfiles, nos dias 13, 14 e 15 de dezembro, percorrendo as principais avenidas e ruas do Centro.
Foto: Nilson Silva/Prefeitura de Gravatá
A Vila Natalina da Assistência Social, montada em parceria com a Secretaria de Assistência Social e Juventude, na Avenida Joaquim Didier, oferecerá barracas com artesanato produzido pelas mulheres atendidas nos projetos sociais, além da Casa do Papai Noel, da Kombiteca e de apresentações culturais populares e literatura de cordel. Artesãos gravataenses também vão expor suas criações natalinas. Mais uma vez, será realizado o “Festival de Pinheiros Natalinos”, adotados por empresas ou pessoas físicas interessadas em deixar a sua marca na festa, criando a árvore de Natal mais bonita. O concurso será anunciado por meio de edital e a seleção se dará por voto popular. O Natal de Gravatá também se estenderá aos distritos dos municípios. De 3 a 7 de dezembro, às 19h, será apresentada uma seleção números de dança com trilha sonora natalina. Estão programadas vistas a Mandacaru, Uruçu-Mirim, São Severino, Avencas e Russinha.
Foto: Nilson Silva/Prefeitura de Gravatá
Todas as atividades da programação de Natal são abertas ao público e voltadas a adultos e crianças. Durante os desfiles natalinos, o Memorial de Gravatá abrigará um camarote de acessibilidade para cadeirantes e pessoas com deficiências. Confira a programação completa clicando aqui.