Zaha hadid Architects reimagina antiga fábrica para o novo Museu Nikola Tesla na Sérvia
Renovando a antiga Fábrica de Papel Milan Vapa e com características arquitetônicas impressionantes que culminam no átrio central, um projeto colaborativo entre Zaha Hadid Architects e Bureau Cube Partners venceu a competição para o novo Museu Nikola Tesla que será construído em Belgrado, na Sérvia.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
Uma abordagem criativa para reutilização adaptativa combina perfeitamente as adições contemporâneas, em grande parte vidro e metal, com o caráter original de tijolo e concreto do edifício. As tradicionais alas retangulares do edifício se desintegram no teto elíptico da claraboia, espiralando para baixo e ao redor da chaminé original.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
Situado na fronteira entre tradição e modernidade, a qualidade estética é adequada para o museu, que homenageia o tecnólogo sérvio-americano. Assim como a linguagem visual do design, as descobertas de Nikola Tesla representam um período de transição entre o pré e o pós-industrial.
Foto: Divulgação/Zaha Hadid Architects
O primeiro andar irá abrigar exposições com artefatos históricos, exibições interativas e um programa rotativo de exposições temporárias. Já a Tesla Electronic Transformer Gallery abriga um transformador de 12 milhões de volts. O exterior do museu inclui um amplo espaço público, incluindo jardins e praças, destinados a refletir visualmente os conceitos pioneiros de Tesla.