São Paulo receberá a primeira edição da Semana da Arquitetura Moderna Paulista
Propondo um novo olhar sobre o modernismo brasileiro ainda vivo, São Paulo recebe durante o mês de novembro a primeira edição da Semana da Arquitetura Moderna Paulista (SAM), criando pontes entre gerações, entre o privado e o público, entre a história e o presente urgente.

Foto: Divulgação/Rafael D’Andrea
Inspirado na Modernism Week de Palm Springs, o evento tropicaliza o modelo norte-americano, ativando residências privadas como espaços culturais e turísticos. Com curadoria da arquiteta Débora da Rosa Rodrigues de Lima, o que diferencia a iniciativa brasileira é justamente que as residências são organismos vivos, com histórias que respiram através de quem ainda as habita.

Foto: Divulgação/Rafael D’Andrea
Em um momento de crise climática, urbanização caótica e busca por novas formas de habitar, a arquitetura modernista brasileira oferece soluções técnicas, estéticas e sociais que seguem surpreendentemente atuais. A Semana da Arquitetura Moderna Paulista marca também o lançamento oficial do CAMP.ARQ.BR, acervo digital que documenta e dá visibilidade a projetos modernistas da Grande São Paulo. O material vai de plantas originais e fotos inéditas a entrevistas com famílias, pesquisadores e arquitetos.
Foto: Divulgação/Rafael D’Andrea





