Google apresenta tecnologia que permitirá encontros virtuais extremamente realistas por “janela mágica” - Blog Ana Cláudia Thorpe
Notícias

Google apresenta tecnologia que permitirá encontros virtuais extremamente realistas por “janela mágica”

Em tempos de pandemia, o isolamento social é uma medida extremamente necessária, mas junto com ele, vem a sensação de distanciamento e solidão, sentimento muito ressaltado nos últimos meses devido ao contexto atual. Para ajudar as pessoas a se sentirem mais próximas, foi apresentado durante a conferência virtual para desenvolvedores do Google um produto que permitirá encontros virtuais extremamente realistas.

O que é o Google Project Starline e como funciona?

Foto: Divulgação

Nomeado de Project Starline, ou Projeto Linha Estelar em português, o produto está sendo desenvolvido pela empresa de Sundar Pichai, atual CEO da Google e da Alphabet, e contará com tecnologia que utiliza imagens 3D em colaboração com a compressão em tempo real, permitindo que seus usuários visualizem a outra pessoa como se ela estivesse no mesmo ambiente.

Google Is Developing a Hologram-Like 3D Video Conferencing Tool Called  Project Starline

Foto: Divulgação

Retomando interações simples como o contato olho com olho, o projeto engloba pesquisas em visão computacional, aprendizado por máquina e áudio espacial, juntamente com uma nova tela que dá a impressão de profundidade e volume, dispensando o uso de óculos tridimensionais. 

Google's Project Starline is like Zoom with holograms — and we're kind of  scared | Tom's Guide

Foto: Divulgação

Atualmente, o sistema está disponível em um número limitado de escritórios Google, mas de acordo com a própria empresa, este é o caminho para o qual a comunicação interpessoal pode e deve ir, e com o tempo, tornará esta tecnologia mais acessível, tendo como próximo passo a participação em testes empresariais ainda este ano. 

Google wants future video calls to feel like real life with Project Starline

Foto: Divulgação