Coração do Plano Piloto, Setor Comercial ressurge como polo cultural - Blog Ana Cláudia Thorpe
Matérias

Coração do Plano Piloto, Setor Comercial ressurge como polo cultural

Coração do Plano Piloto de Brasília, o Setor Comercial ressurge como polo cultural e ganha iniciativas de produtores, que o transforma na nova cena cool da capital, respirando arte e entretenimento da área que teve seu apogeu até meados dos anos 80, quanto entrou em decadência. Agora, a área vive um momento de retomada, reocupação, ressignificação e revitalização como demais cidades grandes do País.

Foto: Divulgação

Esse novo fôlego de vida ganha em diversos pontos onde hoje há artistas fazendo residência, casas noturnas, sambas, teatros e até walk-tour circulando. Este movimento que redescobre o Setor é novo conta com esforços como o do Coletivo Labirinto, formado por três produtores que se uniram para realizar um evento noturno na área.

Foto: Divulgação

Hoje, são os parceiros das casas noturnas e instituições que funcionam lá, assinando diversos eventos que movimentam o centro de Brasília, entre os quais estão os festivais Criolina e Encontraços, as festas Bregaween e a Feira Brasília Carnavaliá – todos realizados em parcerias com outros produtores da cidade. Também há mobilização em ações sociais, trabalhos com moradores de rua e iniciativas, por exemplo. Na agenda do Setor Comercial estão os projeto #DoTrabalhoParaoSamba, #CanteiroCentral, #CasaDosArtistas, #TemMuseuNoSetor, #ClubeDaEsquina e #QuerPassear?